Deve-se ou se deve?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas.

Destarte, concorda aquele com o substantivo a que se refere o infinitivo e que é, em uma, o seu sujeito"1; em outras palavras, para tal autor a única forma correta seria: "Não se devem dizer tais coisas".

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Por causa de: 1 por causa de, por motivo de, graças a, em razão de, à conta de, em virtude de, em consequência de, em função de, por obra de, por ação de, por efeito de, à custa de, a pretexto de, por mérito de.

A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber:

  1. Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa,
  2. Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece. Exemplo: Você deve visitar seus avós todas as semanas.

8º, o verbo “dever” aparece na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo (devem), expressando uma obrigatoriedade de onde as “advertências exigidas nos artigos 6º e 7º” serão adicionadas nos rótulos dos alimentos.

Considero que, em substituição de «O sigilo deve ser mantido.», só é correcta a frase «Deve manter-se o sigilo.» A partícula apassivante deve ligar-se ao verbo manter. Por alguns motivos, assim o defendo: 1.º – Os pronomes clíticos devem estar junto do verbo ao qual dizem respeito (critério lógico).

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular.

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Indica uma recomendação ou obrigatoriedade: 1 tem que se, tem de se, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se, é recomendado, é preciso, é necessário, é obrigatório. Exemplo: Deve-se tomar banho todos os dias para se ter uma boa higiene.

Sinônimo de se

  • Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.
  • Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.
  • Conjunção temporal: 3 enquanto, quando, sempre que.

3 marcar, caracterizar, assinalar, sinalar.

Devo vem do verbo dever.

Obrigação moral: 2 dever, compromisso, encargo, incumbência, obrigação, responsabilidade.