Deve se aquecer antes de alongar?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Deve-se evitar alongar antes do treino. O alongamento caminha no sentido oposto ao aquecimento: ele relaxa a musculatura, resultando numa menor produção de força podendo geral lesão.

O ideal é alongar-se ao final da atividade física, pois o músculo já foi contraído e pode relaxar, ou em dias alternados, como muitos atletas ou times de futebol, por exemplo, têm praticado. O exercício de alto impacto ou até mesmo o treino contrai o músculo, por isso eu recomendo o alongamento em dias intercalados.

Qual a melhor opção de movimento para garantir o bem-estar geral do corpo para a prática do exercício físico? Na hora de aquecer o corpo, aposte no alongamento dinâmico, aquele que você repete os movimentos algumas vezes de maneira rítmica.

Alongar alguns minutos antes de um treinamento que exige muita força não é aconselhável, pois pode causar lesões. Com o alongamento, o estresse no fuso muscular aumenta e com a execução de exercícios muito fortes, esse estresse é ainda maior, o que pode causar lesões sérias.

O alongamento ativo é realizado idealmente antes do exercício e usa a amplitude do movimento para fazer o alongamento de algumas fibras musculares que estão resistindo e desacelerando o movimento. São feitas repetições mais rápidas de movimentos.

Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamento, yoga, tai-chi) para todos os principais grupos musculares e tendões – pescoço, ombros, tórax, tronco, coluna lombar, quadris, pernas e tornozelos – pelo menos duas a três vezes por semana.

O médico acredita que o alongamento é indicado ao menos uma vez ao dia. “Mas se a pessoa fica horas sentada na mesma posição deve fazer de duas a três vezes ao dia.”

Sim! Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.

Não podemos deixar de citar que os alongamentos em dias frios também melhoram a postura corporal, por isso devem ser mantidos e feitos diariamente. Os cuidados com o corpo são necessários em todas as estações do ano, pois cada uma delas tem suas particularidades, proporcionando melhor qualidade de vida e saúde.

“O alongamento é muito útil quando feito em um treino independente, só de alongamento e flexibilidade”, conta Tadiello. De acordo com o fisioterapeuta, uma opção é fazer o treino de musculação ou corrida pela manhã e o de alongamento à noite.

Ele deve ser realizado antes e após a atividade física, já que é voltado para o aumento da flexibilidade. Durante o alongamento, ocorre o estiramento das fibras musculares, que têm seu comprimento e sua flexibilidade aumentados.

O aquecimento e alongamento são fatores importantes nas práticas desportivas, pois eles ajudam na prevenção contra lesões, aumentam a flexibilidade, prepara o corpo para o exercício que será realizado e deixa o corpo mais relaxado.

Ao realizar um ALONGAMENTO após o treino, a pessoa/atleta está “esticando” uma musculatura repleta de micro-rupturas das fibras musculares, o que poderá aumentar ainda mais o tamanho da lesão e comprometer sua cicatrização.

Ou seja, antes da corrida, é melhor gastar seu tempo aquecendo com alongamentos dinâmicos de 10 a 15 minutos. Eles melhoram a amplitude de movimento e relaxam os músculos que você usará no treino. Além disso, eles também aumentam a frequência cardíaca, temperatura corporal e fluxo sanguíneo.

Uma caminhada ou corrida leve de 5 a 20 minutos (dependendo do seu condicionamento e temperatura ambiente) já prepara o corpo para o treino intenso. Outros exercícios aeróbicos, como pular corda, pedalar e polichinelos, também são opção.

De uma maneira geral, o alongamento antes da corrida não te traz nenhum benefício relevante. Ele é um exercício que “estressa” as fibras musculares, para que elas ganhem flexibilidade e você tenha maior amplitude nos seus movimentos.