Deve ou Déve?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber: Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa, Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.

As duas formas são corretas.

dever

devetu
devaele, ela, você
devamosnós
deveivós
devameles, elas, vocês

A forma devepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de dever] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de dever] ou [nome masculino] .

A forma devemé [terceira pessoa plural do presente do indicativo de dever] .

Portanto, devedor é toda pessoa, seja física ou jurídica, que deve, ou seja, é aquele que tem a obrigação de pagar um valor.

Contrário de dever: 1 desobrigação, isenção, exoneração, desoneração, liberação, escusa, perdão, desincumbência, dispensa, dispensação, descargo, desencarregamento, desobriga, derrisca.

De acordo com a ISO 22000:2018, essas expressões significam: Deve – indica um requisito; Convém – indica uma recomendação; Pode – indica uma permissão/possibilidade ou capacidade.

A forma deveráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de dever] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

verbo transitivo e intransitivo
Deixar de ver; perder o sentido da visão. Origem etimológica:des- + ver.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Indicativo

  1. Presente. eudevo-o. tudeve-lo. eledeve-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudevia-o. tudevia-lo. eledevia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudevi-o. tudeveste-o. eledeveu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudevera-o. tudevera-lo. eledevera-o. ...
  5. Futuro do Presente. eudevê-lo-ei. tudevê-lo-ás. eledevê-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eudevê-lo-ia. tudevê-lo-ias.

Nesses casos, o uso do artigo antes do pronome é opcional. Observe: Eu devo satisfações à minha mãe. Eu devo satisfações a minha mãe.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que. Indica também o ato de haver a possibilidade e de estar com dívidas.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca.

Preste atenção e nunca, mas nunca mesmo, diga "possa ser", no sentido de "é possível". "Possa ser que ele vá à reunião", ou "possa ser que a entrega do produto atrase". Está errado. O certo é "pode ser": "pode ser que ele vá" ou "pode ser que a entrega do produto atrase".

Uma forma fácil de resolver a dúvida é pela substituição da palavra duvidosa por outro infinitivo. Exemplo: Ele deve está ou estar cansado? Substituição por outro verbo no infinitivo: Ele deve ficar; ele deve permanecer; ele deve viver; ele deve sair. Forma correta: Ele deve estar cansado.

O senso do DEVER, de responsabilidade, de compromisso, nos obriga a fazer o que precisa ser #feito. Nos pede responsabilidade por a gente mesmo, pelo outro, pelo meio que vivemos. Isso é necessário.

O conceito refere-se a ter uma certa obrigação. Por exemplo: “Em uma emergência, o dever de um médico é salvar vidas, independentemente de quem é a pessoa ferida”, “O policial não cumpriu seu dever ao ver como uma mulher foi roubada e não ter reagido”, “Cuidar dos filhos é o dever de todos os pais”.