Deve cortar o bigode do cachorro?

Perguntado por: laraujo6 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 14 votos

O bigode do cachorro tem fios mais grossos e com raízes mais profundas do que os pelos do corpo, por isso, é difícil arrancá-los. Também são chamados cientificamente de vibrissas, que têm a função de ajudar o peludo a ter mais percepção do ambiente, portanto, não podem ser cortados.

Pelos no rosto ajudam o animal a se locomover e a se comunicar. O bigode do cachorro, também conhecido como vibrissas, são pelos longos e rígidos que crescem ao redor do rosto do animal, principalmente acima dos olhos, na lateral do focinho e nas bochechas.

Odores muito cítricos, como o do vinagre, são desagradáveis para o olfato do cachorro. Esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se usar o produto em locais onde você não quer que o pet faça necessidades. Por ter um cheiro que cachorro não gosta, o vinagre funciona perfeitamente como repelente.

10 – 13 anos

schnauzer miniatura

A configuração dos pelos do rosto deixa os cães dessa raça com uma sobrancelha e bigode, marcas registradas do schnauzer. É um cachorro que gosta de pessoas, e é recomendável que a família que o acolher também goste de se exercitar, pois o schnauzer miniatura precisa de atividades físicas em boas doses.

Algumas linhas defendem, inclusive, que por serem bem mais sensíveis, esses pelos ficam doloridos quando são interrompidos mecanicamente na hora da tosa, por exemplo, por isso, fique atento e evite cortá-los.

Os cílios do Shih Tzu cresce junto com o pelo, então o cílios precisa ser cortado, pois o crescimento dele é rápido e o cílio fica pesado e acaba tocando a superfície do olho, é importante cortar, pois como dito o excesso é prejudicial.

Outro cuidado importante é cortar os pelos que ficam ao redor das patas do cachorro. Assim, além de evitar a presença de bactérias e outros tipos de parasitas no local, é possível prevenir que o pet escorregue durante a caminhada.

O mais indicado é lavar o rosto inteiro do cão com água e xampu para bebê, que não arde nos olhos, dando atenção especial às dobras. Faça essa limpeza usando as mãos, gaze ou algodão. É importante que você retire toda a sujeira, mas cuidado para não esfregar muito e com força – o que pode deixar a pele irritada.

Um produto que pode ser usado para a limpeza facial do seu pet é a água micelar. Seu uso pode ser diário para ajudar a manter a face sempre limpa e tonificada.

Se molhar o rosto diretamente com água parece uma tortura para o cachorro, experimente uma alternativa em três etapas: passe uma toalha molhada em todo o rosto dele, em seguida use outra com um pouco (pouquinho mesmo!) de xampu e, para finalizar, passe outra toalha molhada apenas com água.

Laranja, limão e outros cítricos contêm aromas muito fortes para o olfato canino, considerados insuportáveis para eles. Apesar de agradável para nós, produtos com fragrâncias à base de cítricos irritam as vias respiratórias dos pets. Além dos cães, esse é também um cheiro que gato não gosta.

Quanto mais ar passa pelo nariz, mais chances eles têm de identificar um cheiro. O quão longe os cães podem cheirar depende de muitas coisas, como o vento e o tipo de perfume. Em perfeitas condições, existem relatos de cachorros que conseguiram identificar objetos ou pessoas a uma distância de 20 km.

Uma das coisas que os cachorros odeiam é interações forçadas com visitas, crianças e outros animais. Eles podem ser muito desconfiados e precisam confiar antes de se aproximarem. Desse modo, deixe que seu cão se aproxime gradualmente, no tempo dele.

Em geral, raças menores tendem a viver mais – mas isso também depende da alimentação, cuidados e estilo de vida do cão. É o Jack Russel Terrier, que tem expectativa de vida de 12,72 anos. Ele é seguido pelo Yorkshire Terrier (12,54 anos) e Border Collie (12,10 anos).

Dogue de Bordeaux

Considerado um dos melhores cães de guarda do mundo, infelizmente, o Dogue de Bordeaux é o cachorro com a menor expectativa de vida – ele vive entre cinco e oito anos.

Receita caseira para limpeza a seco
A receita caseira contém um litro de água, uma xícara de álcool e uma xícara de vinagre. O dono deve borrifar esse conteúdo em uma toalha úmida, e passá-la no sentido contrário do pelo do cachorro. Ao terminar, escová-lo no sentido do pelo.

O bigode de cachorro passa por um processo de troca natural
Assim como os cães trocam de pelos, o bigode do cachorro também pode cair como parte do processo. É algo que geralmente passa despercebido pelos tutores, até porque os pelos faciais crescem rapidamente depois de caírem.

Fungos e bactérias
Outro importante motivo de queda de pelo em cachorro são as doenças causadas por fungos (micoses) e bactérias (piodermite). Esses microrganismos destroem os pelos e fazem com que caiam. O peludo pode ter coceira associada ou não.