Deve comer ovo todo dia?

Perguntado por: dilha3 . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

E quanto à dúvida se comer ovos todos os dias faz mal, a resposta é: não. O ovo é um alimento bem completo em nutrientes, em especial, proteína de alto valor biológico, leucina, vitaminas A, D, E e do complexo B, colina, zinco, iodo e selênio, com inúmeros benefícios à saúde.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Ovos não aumentam o mau colesterol. Houve uma “difamação” de alimentos perfeitamente saudáveis. O exemplo mais clássico disso são os ovos, que estão entre os alimentos mais saudáveis que você pode ingerir.

Ovo cozido: benefícios para o organismo
"O ovo cozido é rico em colina, que é bom para a memória; e zinco, que afeta o sistema imune. É uma excelente fonte de proteína, ajuda a retardar o envelhecimento, é boa para o sistema imunológico e sustenta o corpo", explica a nutricionista.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Além da proteína de alta qualidade e fácil digestão, o ovo fornece triptofano, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.

A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura.

Não importa como você prepare seus ovos de galinha, a quantidade de nutrientes será quase sempre muito parecida. A diferença só acontece quando você usa um ingrediente a mais no preparo – por exemplo o óleo para fazer ovos fritos ou os ingredientes da omelete.

CAFÉ DA MANHÃ: 5 ALIMENTOS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

  • PATÊ DE FRANGO OU ATUM.
  • IOGURTE.
  • QUEIJO.
  • OVOS.
  • Tofu.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Praticamente não há restrições. No entanto, se você deseja evitar o aumento dos seus níveis de colesterol, pode ser uma boa evitar o ovo frito em gordura. Afinal, as frituras — assim como o consumo de produtos como manteiga ou margarina — são responsáveis por alterar essas taxas.

Entre as principais alterações na dieta, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda menor ingestão de alimentos de origem animal (carnes, ovos, e leite), menor consumo de álcool, açúcar e sódio (bastante presente em produtos industrializados), aumento no consumo de fibras (vegetais, frutas ,e cereais) e de ...

A colina, nutriente encontrado na gema do ovo, protege o fígado contra uma grande variedade de substâncias tóxicas ao mesmo tempo em que atua na desintoxicação de metais pesados.

Por quanto tempo o ovo cozido pode ser armazenado? O armazenamento dos ovos cozidos com a gema dura pode ser feito, na geladeira, por até 7 dias. Se você fizer tudo de acordo com o que passamos ao longo do texto, terá ingredientes fresquinhos e deliciosos por uma semana inteira!

O ovo é rico em proteínas, que fornecem energia para o organismo, além de ter boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação e o transporte de nutrientes no organismo, promovendo o ganho de massa muscular.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.