Deve cobrir a gaiola da calopsita?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio. Por isso, quem está procurando como cuidar de calopsita no inverno, fica a dica! Cobrir a gaiola é uma boa ideia.

Nesse sentido, uma recomendação é cobrir a gaiola com um pano durante a noite, tomando o cuidado de escolher um material fresco para não esquentar o viveiro. Lembrando que a rotina da calopsita acordada também pode influenciar a qualidade do sono.

Atenção à hora de dormir
Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz.

Também é muito importante proteger o local onde a ave fica, mantendo seu recinto em locais sem corrente de ar ou friagem e, se possível, dentro de casa. Uma dica é utilizar capas ou toalhas para cobrir a gaiola, mas sempre deixando um espaço para entrar claridade.

Na bacia da gaiola, você pode forrar com papel toalha, folha sulfite, folha de caderno, papel vegetal, papel pardo e granulomas higiênicos que vendem nos pet shop.

Um dos cuidados essenciais é não deixar a ave dormir fora de casa quando está frio. Coloque a gaiola em um local onde não haja corrente de ar diretamente na ave. Escolha um local dentro de casa para que ela fique protegida.

As capas protetoras são ótimas opções para cobrir a gaiola das aves no inverno se não for possível mudar o ambiente, principalmente se forem viveiros grandes. E como aquecedor, você pode usar lâmpadas de cerâmica, fonte de calor que não retira a umidade do ar.

Ainda de acordo com a especialista, a temperatura ideal para o ambiente das calopsitas deve ficar em torno de 23°C e 24°C, devendo este ser arejado, mas livre de correntes de vento.

Calopsitas são pássaros, e, para que pássaros vivam com saúde e felizes, eles precisam de grandes espaços. Assim, gaiolas e grades não são os ambientes mais adequados quando o assunto é deixar o animal satisfeito.

Como identificar passarinho com frio
Podemos observar, também, que quando o pássaro está com frio, ele se mantém em pé somente em uma perna, mantendo a outra elevada e próxima ao corpo para se aquecer. Além disso, vira o pescoço, encostando o bico nas costas ou pode até se “aninhar”.

Algumas calopsitas têm medo de escuro e passam por episódios de "terror noturno", que consiste basicamente de um surto dentro da gaiola. Para prevenir isso, ponha uma luz noturna no cômodo em que a calopsita dorme, e não cubra a gaiola totalmente durante a noite.

Existem regiões em que a calopsita não gosta de ser tocada e, por isso, devem ser evitadas, como o peito e os pés. Nas fêmeas, o tutor deve evitar também fazer carinho nas costas, debaixo das asas, sobre as asas e na parte de cima e de baixo da cauda.

Especialistas recomendam também o uso de espelhos, que podem ser colocados dentro da gaiola, ou brinquedinhos que já venham com o item. Pois quando as calopsitas cantam ou falam, amam se olhar no espelho.

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Por ser um animal extremamente sociável, não é recomendado deixar a calopsita sozinha durante o dia, pois ela também corre perigo, mesmo dentro de casa.

Como decifrar o grito da minha calopsita?

  1. comida: o grito pode ser sinal de fome. Verifique se o pote de alimentação está vazio ou tem somente as cascas de sementes;
  2. água: caso seja necessário, dê mais água para o seu animal de estimação.

A calopsita necessita de um lugar tranquilo para descansar. Se ela ficar em uma gaiola na sala, leve para um cômodo da casa mais calmo quando for o horário de dormir.