Desde quando plágio é crime?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O Projeto de Lei 1820/22 tipifica como crime a conduta de plagiar ou comercializar trabalho acadêmico.

Tipos de plágio

  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

A prática mais comum é a reprovação na disciplina de TCC e a reescrita da monografia como pré-requisito para obter o diploma. No entanto, o plágio é um crime previsto no Artigo 184 do Código Penal, que diz que a violação dos direitos de autor pode levar às penas de detenção de 3 meses a um ano ou de multa.

O que acontece e você deve entender é que não é tolerado plágio em hipótese alguma. Seu TCC deve ser 100% original e com 0% de plágio. Ou seja, caso você tenha passado seu TCC no farejador de plágio e acusou mais de 3%, você deverá tomar algumas medidas.

Softwares para detecção de similaridade e de plágio

  1. CopySpider. O CopySpider é uma ferramenta freeware para testar documentos buscando identificar a existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. ...
  2. Farejador de Plagio. ...
  3. Grammarly. ...
  4. Plagiarisma. ...
  5. Plagium. ...
  6. Plagius. ...
  7. Turnitin.

Não são plágios:
5) Descrever com suas palavras o trecho do livro citando a referência: forma correta de agir durante a redação de um trabalho; Exemplo: Segundo Slack (2002), qualquer organização que tenha como função a produção de bens ou serviços orienta a mesma por meio de uma administração de produção.

O percentual aceitável de plágio é 0%, porém é importante considerar que exitem algumas exceções: De modo geral, há um percentual máximo tolerável de 3% para “termos comuns” que acabam se repetindo nos trabalhos, por exemplo, “de acordo com”, “conforme mencionado acima”, “nesse sentido”, etc.

Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.

Para verificar plágios, recomendamos os seguintes programas e sites:

  1. Turnitin. URL: http://www.turnitin.com/ ...
  2. iThenticate. URL: http://www.ithenticate.com/ ...
  3. Plagiarism detect. URL: http://plagiarism-detect.com/ ...
  4. Plagius. ...
  5. Ephorus. ...
  6. Jplag. ...
  7. Farejador de Plágio. ...
  8. DOC Cop.

Há um consenso entre os especialistas: pagar por um TCC e mentir sobre a autoria dele é uma prática irregular passível de punições administrativas e disciplinares, como a expulsão da universidade. "Que é uma fraude, não restam dúvidas", explica Fernanda Prates, professora do curso de direito na FGV-Rio.

Quando você quer fazer a transcrição fiel de um trecho, ou seja, “copiar e colar” uma citação, você deve usar a citação direta. Existem duas formas muito simples, mas ambas devem estar sinalizadas por aspas e com as informações mencionadas acima sobre a obra.

Como a própria origem diz, o plágio é considerado furto de direito autoral. Dessa forma, além de ser uma atitude desonesta e antiética, é um crime tipificado no código civil na lei 9610, alterada e acrescentada pela lei 12853, este ato é suscetível à punição segundo a lei.

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con- ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

O Plagius funciona como um robô: ele quebra o texto da análise em frases, e envia estas frases para diversos motores de busca (Bing, Google e outros 30+) de forma automatizada e quando algum destes sites de busca retorna um resultado, o percentual de suspeitas é atualizado.

Plagius - Software detector de plágio que analisa trabalhos acadêmicos e documentos em busca de trechos copiados da internet ou de outros arquivos. Turnitin - Ferramenta de detecção de plagio, confronta documentos e exibe relatórios que identificam plágios.

Plagiarisma
A nossa primeira opção da lista dos detectores de plágio grátis é o Plagiarisma. Esse serviço é bastante popular e consegue verificar textos online ou em arquivos de maneira bem rápida. O legal é que ele tem suporte para detecção em nada menos do que 190 línguas diferentes.

As sanções por plágio podem assumir a forma de indenização aos autores por violação dos direitos morais, aos titulares (que podem ou não ser os próprios autores) por violação aos direitos patrimoniais, além de ser também uma infração criminal.

Em nossos testes, com condições normais de disponibilidade da conexão com a internet, o tempo de verificação de um arquivo de 20 páginas com 6000 palavras ficou entre 2 min (modo Rápido) e 5 min (modo Detalhado).

Se for de outra pessoa, notifique-a. Procure uma forma de contato, principalmente particular, como e-mail ou formulário do blog dela. Coloque o link do plágio encontrado. Como anteriormente citado, o plágio pode ser completo ou parcial; de um ou mais autores; descarado ou disfarçado.

O que reprova é a ausência, somada aos demais fatores de um trabalho mal feito. Muitos estudantes reprovam no TCC porque não levam a sério essa etapa decisiva do curso. A falta de dedicação e a preguiça fazem com que eles adiem ao máximo a elaboração do trabalho.

02 – Plágio parcial
Já esse tipo de plágio ocorre quando existe a cópia parcial de um dos trechos publicados pelo autor, que pode ser um artigo, uma tese, um resumo, ou em casos de imagens e vídeos, pelo uso de trechos e/ou recortes, sem que a fonte seja citada, bem como a referenciação do autor.