Desde quando existe o palavrão?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

A maioria dos palavrões existe há várias centenas de anos e está longe de ser uma invenção dos tempos modernos. Melissa Mohr, especialista em literatura medieval e autora de Holy Sh*t: A Brief History of Swearing, defende que o hábito de dizer asneiras vem desde o tempo dos romanos.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar. Pej.

Na maioria das vezes, dizer palavrões é uma reação emotiva. Quando estamos frustrados, surpresos ou nervosos, xingar geral fornece uma descarga emocional.

Confira, logo aqui abaixo, a lista com os 10 exemplos de palavras que jamais devem ser ditas aos seus filhos.

  • Peste. Significa que é uma pessoa má, algo que é doentio e contagioso, uma desgraça, infeliz.
  • Imbecil. ...
  • Maldito. ...
  • Nojento. ...
  • Danado. ...
  • Praga. ...
  • Abestalhado.

São utilizadas para definir exageiros, para xingamentos ou para expressar raiva. Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: com 33 letras, esta palavra indica a fobia de pronunciar palavras grandes e complexas, principalmente em público, afinal, dá medo de errar!

Designação vulgar de vagina, vulva.

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Via de regra, sim, é crime de injúria. Mas temos que fazer algumas observações, e a primeira delas diz respeito aos efeitos desse xingamento. Para que exista o crime, é fundamental que a vítima tenha a sua dignidade ou decoro ofendidos.

Falar palavrões, de acordo com o que têm mostrado diversos estudos, pode ser muito bom para a saúde mental. Xingar é uma ferramenta efetiva para a liberação da raiva e da frustração.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico: essa é considerada a maior palavra existente na Língua Portuguesa. Esse palavrão tem 46 letras e trata-se da classe dos adjetivos que qualifica o indivíduo que está com alguma doença respiratória como pneumonia.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (46 letras)
Indica alguém ou algo relacionado com uma doença aguda nos pulmões que se origina com a inalação de cinzas vulcânicas.

Em qualquer idioma, palavrões são considerados palavras sujas e geralmente reprimidas na linguagem”, afirma Bárbara Santos, psicóloga e psicanalista na Holiste Psiquiatria.

Desgraça
Esta é uma das palavras mais populares quando o assunto é termos amaldiçoados. “Desgraça” automaticamente se refere à “falta de graça”, que significa a benção, ou graça divina. Para os supersticiosos, esta palavra pode atrair acidentes, problemas de energia e inveja.

Palavrões. Pode soar como moralismo, mas não é. “Por mais que não seja proibido, é interessante evitar falar tantos palavrões, pois eles atraem más vibrações. É bom explodir, mas tente fazer isso de uma forma menos destrutiva”, recomenda.

Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.

Vamos falar sobre a palavra mais falada no mundo? É essa mesmo a palavra: OK! Mais comum do que a primeira palavra 'ma' que uma criança fala ou a tão conhecida bebida Coca-Cola, é a mais falada ou digitada com mais frequência no mundo inteiro.

Substantivos mais usados em português
O substantivo mais utilizado – coisa – é uma palavra-ônibus, usada para expressar diversas ideias, em diversas situações, com diversos sentidos. Os restantes substantivos mais utilizados se referem a coisas corriqueiras, como casa, dia, tempo…