Desde quando existe hospital?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Os primeiros de que se tem notícia foram construídos em 431 a.C., no Ceilão (atual Sri Lanka), no sul da Ásia. Dois séculos depois, o imperador Asoka criou, na Índia, instituições especiais para tratar doenças semelhantes aos hospitais de hoje.

A palavra 'hospital', do latim hospitium, significa literalmente “lugar onde se hospedam pessoas“. Relatos históricos descrevem o seu surgimento em 431 a.C, na região da Ásia onde hoje localiza-se o Sri Lanka. Esses locais tinham como objetivo curar os enfermos, que muitas vezes eram peregrinos.

A criação dos hospitais foi estimulada principalmente pelo aprimoramento do aprendizado da Medicina e pela evolução das obras sanitárias. Um exemplar dos hospitais construídos em terras islâmicas, durante a Idade Média, é o do Cairo, edificado em 1283.

Os primeiros registros históricos dos primeiros hospitais no mundo, foi por volta de 430 a.C, na Ásia, onde hoje é o Sri Lanka.

Santa Casa de Misericórdia de Santos

Primeiro hospital brasileiro, a Santa Casa de Misericórdia de Santos, fundada por Braz Cubas em 1543, inseriu-se no país no contexto histórico da colonização do Brasil.

Imagine que em Florença existe um hospital inaugurado em 1288 e é considerado o hospital mais antigo do mundo em atividade até hoje: é o hospital de Santa Maria Nuova, que fica na Piazza Santa Maria Nuova 1, em pleno centro histórico de Florença.

ROCHESTER, Minnesota —A Mayo Clinic em Rochester foi classificada mais uma vez como nº 1 do mundo pela Newsweek na lista de 2022 dos “Melhores Hospitais do Mundo”. A classificação é uma homenagem ao trabalho da equipe de toda a Mayo Clinic.

Na idade média, o serviço de enfermagem era atividade caritativa, realizada por religiosas e leigos, com o objetivo de salvação das almas. Os hospitais eram lugares de exclusão dos pobres e moribundos, que necessitavam de assistência e representavam um empecilho na sociedade.

Vem de hospes – hóspedes, porque antigamente nessas casas de assistência eram recebidos peregrinos, pobres e enfermos. O têrmo hospital tem hoje a mesma acepção de nosocomium, de fonte grega, cuja significação é – tratar os doentes – como nosodochium quer dizer – receber os doentes.

Antes do século XVIII, o hospital era essencialmente uma instituição de assistência aos pobres ou, melhor, de separação e exclusão. Nessa época, o hospital guardava a função de “morredouro”, um lugar onde morrer.

O hospital pode ser definido como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar.

Saúde no Brasil Colônia
Nessa época, a preocupação com o desenvolvimento da área da saúde no Brasil era praticamente nula. Não havia infraestrutura e quem precisava buscar auxílio geralmente recorria a pajés, curandeiros ou boticários que viajavam de maneira informal e sem qualquer planejamento público.

No Brasil, o primeiro foi o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Olinda, inaugurado em 1540 junto com a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Ele funcionou até 1630, quando o conjunto foi saqueado por holandeses e depois incendiado.

Hospital de clínicas básicas, hospital geral, hospital especializado, hospital de urgência, hospital universitário e de ensino e pesquisa.

Hospício de Pedro II

Inaugurado em 1852 para abrigar os alienados da Corte e demais províncias do Império, o Hospício de Pedro II foi a primeira instituição dessa natureza a funcionar no Brasil.

Acredita-se que o primeiro foi o "Hotel-Dieu", fundado em Paris nos anos 651 ou 829 (reconstruído?) de nossa era. Actualmente há diferenciação entre hospitais públicos e privados de grande e de médio porte a depender da sua entidade mantenedora e do número de leitos que oferecem.