Desde quando Cameron Boyce tinha epilepsia?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Para os legistas, o ator teve muitas convulsões intensas ao longo dos últimos anos. O diagnóstico da doença foi realizado em 2016.

A epilepsia é uma doença crônica causada por diversos fatores, enquanto a convulsão, é um tipo intenso de ataque epilético, que não indica que o paciente tenha epilepsia, necessariamente, a não ser que estas convulsões sejam recorrentes.

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro marcada por crises repetidas. As causas podem ser lesões no cérebro, infecções, abuso de bebidas alcoólicas e uso de drogas.

Boyce morreu em Los Angeles no dia 6 de julho de 2019, enquanto dormia, vítima de uma convulsão. Ele passava por tratamento contra epilepsia já há alguns anos quando acabou acabou falecendo.

Na ocasião, em nota enviada à revista People, a família do rapaz revelou que ele sofria com a doença, o que o levou a ter uma convulsão. Boyce morreu enquanto dormia, no sábado 6. Ele foi encontrado inconsciente em sua casa e declarado morto no local após as autoridades serem chamadas.

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal
E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Alguns atores famosos de Hollywood também sofreram de epilepsia, como Richard Burton, Michel Wilding e Margaux Hemingway. No Brasil, o Imperador Dom Pedro I era considerado um gênio, segundo alguns historiadores, incluindo Pedro Calmon.

“Temos a epilepsia genética, na qual o paciente já nasce com ela – a maioria dos casos. Também há a epilepsia estrutural, em que as causas podem ser determinadas ao nascimento, diante de uma lesão ou de sequela de alguma doença ou algum acidente”, afirma Monteiro.

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.

Crises convulsivas – as mais perigosas e urgentes
Conhecida na medicina como crise tônico-clônica, as convulsões fazem com que a pessoa de repente, ou com aviso prévio (como por exemplo, a aura), perca o controle do corpo.

Foi apresentado no Senado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) o PL 2.472/2022, que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças dispensadas do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade, concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Crises atônicas: Esse tipo de crise provoca a perda de controle muscular, podendo levar à quedas repentinas; Crises tônicas: Causa rigidez muscular e geralmente afetam os músculos dos braços, pernas e costas. Também podem ocasionar quedas; Crises clônicas: São responsáveis por causar movimentos rítmicos ou repetitivos.

Assim, um paciente, independentemente de seu diagnósitco específico, só será classificado como pessoa com deficiência quando seu quadro clínico assim o justificar. Tal regra vige para qualquer doença, incluindo a epilepsia.

O paciente com epilepsia pode levar uma vida normal – VERDADE. Pacientes bem controlados podem e devem trabalhar, praticar esportes, casar, ter filhos, etc. Até mesmo dirigir o paciente pode após 2 anos de controle e bom seguimento clínico.

A atriz Dove Cameron fez uma tatuagem para homenagear o amigo Cameron Boyce, que morreu em julho de 2019. Feito no pulso, o desenho partiu da ideia por trás de um projeto iniciado pelo ator, com uma mensagem contra armas de fogo. Dove e Boyce foram colegas de elenco na franquia de filmes Descendentes, da Disney.

20 anos

Conhecido pelo papel na série "Jessie", Cameron Boyce foi ator durante mais de uma década.

Os produtores resolveram não substituir a voz de Boyce, que morreu em 2019, aos 20 anos após uma crise epilética e aproveitaram a produção do filme animado para homenageá-lo.

Runt

Foi divulgado o trailer oficial de Runt, último filme estrelado pelo ator Cameron Boyce. Na produção, o astro da Disney interpreta um aluno do ensino médio que é vítima de bullying e decide buscar vingança.