Desde quando a Amazônia existe?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A história de ocupação da Amazônia começa quando levas de imigrantes asiáticos chegaram ao vale do Amazonas há mais de 14 mil anos. No momento em que essas populações passaram a desenvolver a agricultura e viver numa mesma área de terra, sociedades indígenas diversas e mais complexas emergiram nessa região.

Para que a Amazônia Legal foi criada? Foi com a finalidade de melhor planejamento e execução de projetos econômicos na região delimitada, que através da Lei n° 1806/53, o governo do presidente Getúlio Vargas decretou a criação da Amazônia Legal (antes denominada Hileia Amazônica).

“Uma das hipóteses aceitas hoje é a de que a Amazônia teria sido formada entre 2 milhões e 2,5 milhões de anos atrás”, disse o cientista. Os rios Negro e Madeira, segundo ele, teriam se formado há cerca de 800 mil e 1 milhão de anos, respectivamente.

Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...

Amazônia era ocupada de maneira desigual antes da chegada dos europeus. As principais teorias sobre a presença humana na Bacia Amazônica antes da chegada dos europeus ao continente sul-americano defendem que os povos nativos estavam dispersos de forma homogênea, por toda a região.

A história de ocupação da Amazônia começa quando levas de imigrantes asiáticos chegaram ao vale do Amazonas há mais de 14 mil anos. No momento em que essas populações passaram a desenvolver a agricultura e viver numa mesma área de terra, sociedades indígenas diversas e mais complexas emergiram nessa região.

Hoje sabe-se que, antes dos europeus chegarem a essas terras, a floresta amazônica tinha cerca de 8 milhões de pessoas, que se concentravam principalmente nas margens de grandes rios, como o Amazonas e o Tapajós. Atualmente vivem na Amazônia 306 mil indígenas, segundo o IBGE.

Uma terceira, ainda, traça o surgimento do nome ao nheengatu - dialeto falado por índios, escravos e europeus na Amazônia - com tradução para 'terra que acaba' ou 'ilha'.

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

O nome Amazonas é de origem indígena. Vem da palavra amassunu, que significa ruído das águas. Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541.

Localizada na costa nordeste de Queensland, na Austrália, a floresta tropical Daintree é a floresta mais antiga do planeta, com seus 180 milhões de anos.

Na região amazônica, a primeira fortaleza a ser construída foi o Forte do Presépio, na cidade de Belém, no Pará, em 1616, por conta do interesse de outros países na região. As chamadas fortificações são estruturas planejadas para a defesa de territórios em tempos de guerra.

Quantas Amazônias existem? Pelo menos cinco conceitos diferentes costumam ser tomados como sinônimo de Amazônia: Amazônia continental (no Brasil e outros países da América do Sul), bacia do rio Amazonas, Amazônia Legal, bioma Amazônia e floresta Amazônica.

Essa “domesticação” do ambiente produziu, na opinião dos arqueólogos, alterações em escala continental na paisagem amazônica e permitiu que a população indígena que habitava a região antes da chegada dos europeus atingisse, segundo algumas estimativas, entre oito e dez milhões de pessoas.

Os povos indígenas são os primeiros habitantes conhecidos da Amazônia. Eles detém o conhecimento ancestral da floresta e toda uma tecnologia de interatividade com o meio ambiente sem destruí-lo.

Até agora, cerca de 729 mil km² já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17% do referido bioma. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos 20 anos! DETER - Detecção de Desmatamento em Tempo Real.

Ao engravidar, sinalizavam seus parceiros e, se nascia um curumim ou menino, elas entregavam a criança aos pais; do contrário, elas ficavam com as meninas e presenteavam o genitor com um talismã verde conhecido como Muiraquitã, similar ao sapo utilizado nos rituais lunares.

Nandaia ou nhandaia
A nandaia é uma ave típica da Amazônia, também chamada de jandaia e cacaué.