De quem vem a inteligência?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

As pessoas nascem com genes condicionados que funcionam de forma diferente, dependendo se são herdados da mãe ou do pai, e quando se trata de Q.I. (Quociente de Inteligência), os genes são puxados da mãe. Segundo uma recente pesquisa publicada no Psychology Spot, as crianças herdam a inteligência da mãe.

Fatores genéticos
Nosso ambiente, educação, educação e experiências moldam nosso intelecto adulto", explica o neurocientista Burnett. Só que, novamente, ainda é preciso entender qual papel os genes desempenham na capacidade intelectual de um indivíduo.

É claro que não há um “gene da inteligência”, pois inteligência é uma característica muito complexa. Quando dizemos “complexa”, entendemos que o componente genético não é determinado por um único gene, mas sim pela interação entre as proteínas produzidas por muitos genes, e é multifatorial.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

“Todo ser humano herda a mesma quantidade de cromossomos de pai e mãe, um total de 23 pares. E cada cromossomo carrega um número muito grande de genes. O pai contribui com 20 a 25 mil genes”.

Com as mãos livres, os humanos desenvolveram mais habilidade para construir e manusear ferramentas e fazer outras atividades. Nosso sistema vocal – as partes do corpo que usamos para emitir sons – tem uma estrutura diferente e permite que a gente produza diversos tipos de sons.

Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo, por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebé, herdados geneticamente, a criança vai criando progressivamente estruturas mentais até atingir o pensamento formal.

Um estudo realizado no ano 2000 por britânicos e alemães defendeu que o intelecto depende exclusivamente dos lobos frontais do cérebro. Em anos seguintes, pesquisadores disseram ter encontrado indícios de que a sabedoria tem a base formada em outras regiões que não o córtex ou os lobos frontais.

Só aprendemos depois de tentar, errar, identificar o erro e descobrir como evitá-lo. Isso faz parte de todo um processo de aprendizagem. Quando dizemos que a inteligência é algo que se desenvolve, estamos falando que você pode dar continuidade para esse processo.

A genética desempenha um grande papel em tornar alguém mais predisposto ou não a ser inteligente, mas os fatores ambientais também não podem ser descartados. Mesmo que alguém nasça com uma chance maior de ser inteligente, sua educação, saúde e nutrição afetarão o desenvolvimento cognitivo geral do indivíduo.

inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é tida como a mais rara, além de ter potencial de influenciar todas as demais.

Teste de QI online
Se você quer descobrir como saber o QI, a opção mais confiável é procurar um profissional especializado na área. Outras alternativas estão disponíveis na internet, mesmo não sendo consideradas as mais fundamentadas.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Segundo a genética, os avós compartilham em média 25% de seu DNA com os netos, tendo a porcentagem exata dependendo do intercâmbio de DNA. Nós herdamos genes tanto de nossos avôs quanto das avós, isso é fato.

Todos nascemos com genes transmitidos pelos nossos pais.
Analisamos tudo o que você deve saber sobre as características que distinguem nosso rosto e cabelo. Todas essas características são transmitidas aos recém-nascidos através dos genes de seus pais; ao mesmo tempo, eles mesmos os herdaram de seus avós.

É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras. O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares 'aa'. Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: 'AA' ou 'Aa'.

Ordem de vocação hereditária
A lei diz que, em primeiro lugar, tem direito à herança os herdeiros necessários. São eles os descendentes, o cônjuge e os ascendentes. Se não existirem herdeiros necessários, a herança se transmitirá aos parentes colaterais, que são os irmãos, sobrinhos, tios e primos até o 4º grau.