De quem vem à genética de gêmeos?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

A característica é herdada apenas de mães para filhas. Se o pai tem gêmeos fraternos na família, isso não afeta a probabilidade do casal ter filhos gêmeos. Todo mundo pode ter gêmeos, mas algumas pessoas têm probabilidade maior! Você vai ser pai ou mãe.

A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).

O nascimento de gêmeos dizigóticos (ou não idênticos) é hereditário e pula uma geração na família? Mito ou verdade? A resposta é: mito!

Existem mamães que tem gravidez múltipla sem ter casos de gêmeos na família, há uma série de outros fatores que influenciam na formação de gêmeos, dentre elas: – A idade da mãe. Mulheres de 35 a 40 anos têm maior chance de ter uma gravidez de múltiplos.

Quem possui gêmeos na família tem mais chances de engravidar de gêmeos – VERDADE. Sim, principalmente se o nível de parentesco for direto da mãe. Por exemplo, se ela tiver irmãs gêmeas, ou até mesmo ter tido filhos gêmeos, as chances de uma gravidez dupla são maiores.

No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Durante o primeiro trimestre, um teste de gravidez caseiro pode confirmar seu palpite de que você está grávida, e um ultrassom no consultório médico indicará que você está grávida de gêmeos. Embora as primeiras semanas sejam tranquilas, os primeiros meses são muito emocionantes.

Idade maior do que 30 anos
Ela é responsável por ajudar na maturação dos óvulos, que serão liberados e que podem ser fecundados. Então, com o aumento desse hormônio há maiores chances de que a mulher engravide de gêmeos, novamente do tipo dizigótico.

A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.

Não existem evidências de que uma posição específica ou determinado momento do ciclo menstrual aumentem a probabilidade de ter uma filha”. Para descobrir o que a ciência diz, vamos nos aprofundar um pouco mais nas alegações do doutor Shettles e em outros mitos sobre a concepção.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Gêmeos são crianças nascidas no mesmo parto, ou seja, da mesma mãe e geralmente no mesmo dia. Formalmente eles podem ser de dois tipos: Gêmeos monozigóticos, também chamados de idênticos ou univitelinos, são produto da fertilização de um único óvulo, com posterior divisão do zigoto.

“A probabilidade de uma mulher engravidar de trigêmeos naturalmente é de 1 para 6,4 mil, de quadrigêmeos, de 1 para 512 mil. No caso de gêmeos, a probabilidade é de 1 para 80,” explica o ginecologista e obstetra Arnaldo Schizzi Cambiaghi, diretor clínico do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO).

Sintomas comuns da gravidez gemelar
"Os sintomas da gravidez são bastante comuns e costumam ser mais intensos na gestação gemelar: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica, podendo variar de gestante para gestante", explica Ribeiro.

Essa condição é chamada na medicina de superfecundação heteroparental. Um caso desses foi identificado em Mineiros, no sudoeste de Goiás, onde uma jovem de 19 anos teve dois meninos gêmeos de pais diferentes. O caso foi confirmado após exames de DNA.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

O fato é que cada mãe tem 50% de probabilidade de ter um menino ou uma menina em cada gravidez, inclusive em famílias com tendência a ter mais homens ou mais mulheres.

É possível acontecer quando dois óvulos da mesma mãe são fecundados por homens diferentes. Os bebês compartilham o material genético da mãe, mas eles crescem em placentas diferentes”, esclareceu o médico. Apesar da aparência física dos bebês ser similar, a mãe dos gêmeos começou a ter dúvidas acerca da paternidade.

Se esse óvulo se dividir muito cedo os gêmeos serão dicoriônicos (duas placentas) e diaminióticos (dois sacos gestacionais) , ou seja, é possível que gêmeos univitelinos estejam em placentas separadas, diferente do que muita gente imagina!

Os gêmeos nascem a partir de um fenômeno embriológico, onde a gestação de uma mãe resulta na formação de duas (ou mais) crianças ao invés de uma, chamada de gravidez gemelar. Ou seja, trata-se de fecundações que geram dois ou mais embriões.