De quem se herda a inteligência?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

As pessoas nascem com genes condicionados que funcionam de forma diferente, dependendo se são herdados da mãe ou do pai, e quando se trata de Q.I. (Quociente de Inteligência), os genes são puxados da mãe. Segundo uma recente pesquisa publicada no Psychology Spot, as crianças herdam a inteligência da mãe.

Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y. Em casos de cromossomos XX, será gerada uma menina e os meninos possuem cromossomos XY.

As chances de os filhos se parecerem genética e, por consequência, fisicamente, com o genitor são maiores do que as de “puxarem” à mãe.

A ausência de descanso, sobrecarga de trabalho e agenda lotada de compromissos pessoais, impede a devida recuperação do organismo e não deixa os hormônios se reorganizarem na mente, prejudicando o funcionamento do nosso cérebro.

Leia livros, jornais, revistas, mas leia. O hábito da leitura é essencial para a aquisição de conhecimento. Outra forma interessantes de cultivar e manter a inteligência é passando adiante o que se sabe. Ao explicar o que foi aprendido a outras pessoas, sua mente realmente retem as informações.

inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é tida como a mais rara, além de ter potencial de influenciar todas as demais.

O que é inteligência? De acordo com o Oxford Languages, inteligência é a capacidade de conhecer, compreender e aprender, adaptando-se a novas situações.

Teste de QI online
Se você quer descobrir como saber o QI, a opção mais confiável é procurar um profissional especializado na área. Outras alternativas estão disponíveis na internet, mesmo não sendo consideradas as mais fundamentadas.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Todos nascemos com genes transmitidos pelos nossos pais.
Analisamos tudo o que você deve saber sobre as características que distinguem nosso rosto e cabelo. Todas essas características são transmitidas aos recém-nascidos através dos genes de seus pais; ao mesmo tempo, eles mesmos os herdaram de seus avós.

Os verdadeiros responsáveis por determinar a aparência do bebê ao nascer são os genes encontrados no DNA. O DNA do bebê é formado a partir de seus pais, portanto, não há DNA idêntico. São milhares os genes que compõem o DNA, alguns com maior potencial para definir características do que outros.

Segundo a genética, os avós compartilham em média 25% de seu DNA com os netos, tendo a porcentagem exata dependendo do intercâmbio de DNA. Nós herdamos genes tanto de nossos avôs quanto das avós, isso é fato.

É uma questão genética relacionada à constituição de cada um e como todo fator genético, varia de pessoa para pessoa, mesmo dentro da mesma família. Não é nenhum 'problema' nem alteração específica dele”, afirma o médico.

Maçã A maçã é, assim como o morango, uma das frutas que apresentam em sua composição a fisetina. Esse flavonoide ajuda a fortalecer as células do sistema nervoso, contribuindo para a conexão entre os neurônios.

Apesar de as pesquisas mostrarem que entre 40% e 80% do seu QI ser definido geneticamente, ele não é um número fixo. Com alguns truques, pode ser possível aumentar o seu QI em até um desvio padrão. Uma dieta balanceada e uma rotina podem fazer maravilhas.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

Pesquisadores da Universidade do Texas realizaram um estudo que aponta o uso constante do celular como causa de estímulos cerebrais que reduzem, em grande escala, a inteligência, a capacidade de atenção e a concentração das pessoas.

Com isso, vem o conceito sobre os quatro tipos de inteligências: contextual (a mente), emocional (o coração), inspirada (a alma) e a física (o corpo) que será preciso se desenvolver e adaptar para assim conseguir aproveitar o potencial das rupturas.

Continue a leitura!

  • 1 – Inteligência Lógico-Matemática. A inteligência Lógico-Matemática diz respeito à habilidade de lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos. ...
  • 2 – Inteligência Linguística. ...
  • 3Inteligência Espacial. ...
  • 4 – Inteligência Físico-Cinestésica.

Segundo a teoria, existem 7 tipos diferentes de inteligência, cada uma com características próprias e iguais em importância: lógico-matemática, linguística, visual-espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal.