De quem são os dons espirituais?

Perguntado por: evieira7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os dons espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo de acordo com o seu propósito que é soberano. Dessa forma, observa-se que o propósito dos dons é o serviço a igreja e aos membros e jamais para exaltação própria (BÍBLIA, 1Co 12.11).

Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

Os dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Deus concede pelo menos um desses dons a todo membro digno da Igreja. Ao receber tais dons, eles o fortalecerão e abençoarão individualmente e o ajudarão a servir aos outros.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Surpreenda-se ao saber que Deus, ao criar o homem e a mulher, cumulou-os com três graus de dons: os Dons Naturais, Dons Sobrenaturais e os Dons Preternaturais.

1 Aquilo que foi objeto de doação; dádiva, donativo, presente. 2 fig Benefício, benesse ou dádiva concedida pela natureza; bem, bênção, graça: A chuva tem sido um dom para esses refugiados. 3 Rel Bem de que se desfruta, considerado uma concessão da Providência.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Receber o Dom do Espírito Santo
Depois que as pessoas são batizadas, elas são confirmadas como membros da Igreja e recebem o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos. O Senhor disse: “E os que tiverem fé confirmareis na minha Igreja, pela imposição das mãos, e conceder-lhes-ei o dom do Espírito Santo” (D&C 33:15).

Dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Os dons do Espírito são dados para abençoar e beneficiar aqueles que amam o Senhor e procuram guardar Seus mandamentos (ver Doutrina e Convênios 46:9).

Resumidamente podem ser diferenciados da seguinte forma: 1) Um talento é um resultado de genética e/ou treinamento, enquanto que um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo. 2) Qualquer pessoa, cristã ou não, pode possuir um certo talento enquanto que apenas os cristãos possuem dons espirituais.

1 Coríntios 14. As pessoas devem desejar dons espirituais — Compara-se o dom de línguas com o de profecia — O dom da profecia é maior — Paulo diz: Todos podereis profetizar; procurai, com zelo, profetizar. 1 Segui a caridade, e procurai com zelo os adons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

Para conseguir identificar quais são seus talentos, é necessário, em primeiro lugar, saber o que é isso. Bom, talento é a soma de suas habilidades. São características inatas, conhecimentos, experiências, inteligência, julgamento, atitude e personalidade.

Para Michaels, Handfield-Jones e Axelrod (2002) o conceito de talento é um “conjunto de habilidades de uma pessoa, seus dons, habilidades, conhecimento, experiência, inteligência, discernimento, atitude, caráter e impulsos inatos e também inclui a sua capacidade de aprender e desenvolver-se “.

Para descobrir qual é o seu talento secreto, some os números do dia do seu nascimento até chegar a um algarismo de 1 a 9. Por exemplo: quem nasceu no dia 15 deve somar 1 + 5 para chegar a um resultado - no caso, 6. Já quem nasceu no dia 29 deverá somar 2 + 9 = 11 e, em seguida, 1 + 1 = 2, que será o número final.