De quem os americanos são descendentes?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Descendentes principalmente de colonizadores britânicos (Ingleses, escoceses, irlandeses e galeses), imigrantes africanos (principalmente povos oeste-africanos como os nigerianos, senegaleses e beninenses), europeus (principalmente de alemães, italianos, irlandeses), hispano-americanos (principalmente mexicanos, ...

A palavra americano(a) em português pode significar: relativo a uma pessoa natural da América; ou. relativo aos Estados Unidos da América.

Imigrantes Americanos no Brasil
O número oficial de norte-americanos hoje no Brasil é de 22,3 mil pessoas, que chegam ao país para oferecer sua mão-de-obra especializada para multinacionais, universidades e instituições de pesquisa.

Os americanos brancos são o maior grupo racial; descendentes de alemães, irlandeses e ingleses constituem três dos quatro principais grupos étnicos do país. Os afro-americanos são a maior minoria racial da nação e o terceiro maior grupo étnico.

Os primeiros habitantes dos Estados Unido chegaram há muitos milhares de anos, provavelmente vindos da Ásia. Pesquisas arqueológicas também indicam que os vikings estiveram na costa leste da América do Norte, por volta do início do século 11.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que, no critério de declaração de cor ou raça, a maior parte da população brasileira residente é parda: são 95,9 milhões de pessoas, representando 46,7% do ...

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

  • Brancos (47.51%)
  • Pardos (43.42%)
  • Pretos (7.52%)
  • Amarelos (1.1%)
  • Indígenas (0.42%)

Brasilo-estadunidenses, brasilo-norte-americanos ou simplesmente brasilo-americanos são estadunidenses de ascendência brasileira total ou parcial.

Somos sul-americanos pelo fato do pais estar localizado na America do Sul. Já a expressão "latino-americanos" é dada a pessoas nascidas em países com linguas derivadas do Latim. O Brasil está localizado no continente Americano (américa do Sul) e faz parte da América Latina.

As crianças nascidas de pais americanos no Brasil, exceto aqueles em caráter diplomático ou oficial, adquirem cidadania brasileira ao nascerem, podendo também reivindicar a cidadania americana.

É o caso de Chuí, no Rio Grande do Sul, que apresenta a maior concentração de estrangeiros do país. Por lá, 37,7% dos moradores da cidade nasceram em outras nações. A maioria, como era de se esperar, vem do Uruguai, país que faz fronteira com a cidade.

Para saber ao certo se uma pessoa é cidadã americana, é preciso uma análise por um advogado de imigração dos fatores únicos de cada caso. Note que o governo americano, inclusive o consulado ou mesmo o ICE, coloca o ônus da prova no requerente.

No entanto, a maioria dos imigrantes estadunidenses assentaram-se na área ao redor das cidades paulistas de Santa Bárbara d'Oeste e Americana (derivado do nome de Vila dos Americanos), na região de Campinas.

Do ponto de vista proporcional, portanto o país com maior porcentual de índios, está a Bolívia, com 62,2% e depois a Guatemala, com 41% da população local.