De quem o ser humano evoluiu?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Hominidae

Atualmente sabe-se que a espécie humana descende de uma família de primatas chamada Hominidae.

Os homens modernos, da espécie Homo sapiens sapiens, não evoluíram dos macacos, mas compartilham de um ancestral comum com eles. "Um erro muito comum é pensar que 'viemos dos macacos'.

Os macacos continuam existindo porque eles são resultados de evoluções do seu ancestral comum com o homem. O Homo sapiens não é um descendente direto dos chimpanzés ou de algum outro primata moderno. Nem mesmo dos Australopithecus os quais, apesar de extintos, também são considerados ramos terminais no cladograma.

Os primeiros seres humanos que habitaram a Terra surgiram a partir de hominídeos que incluíam o gênero australopithecus. Dentro desse grupo, estavam dois que provavelmente já caminhavam sobre dois pés, entre 4,2 e 3 milhões de anos atrás (australopithecus animensis e australopithecus afarensis).

O homem veio do macaco? O ser humano não “veio do macaco”. Esse é um equívoco que se criou em torno de uma ideia que não era de Darwin. Na verdade, o que ele disse é que havia indícios de que homens e macacos tinham um ancestral comum que evoluiu com o tempo e se desdobrou em vários ramos diferentes.

- De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.

A Terra se formou a partir de uma grande explosão ocorrida no Sol há cerca de 4,5 bilhões de anos. Com a detonação solar, milhares de rochas se espalharam pelo espaço. Algumas, contudo, foram atraídas pela força gravitacional do Sol e começaram a girar em torno do astro. Uma delas deu origem ao planeta Terra.

A espécie de primata com características mais próximas das da espécie humana de que se tem notícia é a do Ramapithecus, que existiu há 13 milhões de anos. Foi sucedida pelo Australopithecus (cerca de 4 milhões de anos atrás), contemporâneo do Homo habilis, surgido há aproximadamente 2,3 milhões de anos.

A linhagem dos primatas surgiu há cerca de 65 milhões de anos, apesar do mais antigo fóssil de primata ser o Plesiadapis (datado entre há 55 a 58 milhões de anos) do final do Paleoceno. Estudos com relógio molecular estimam a origem dos primatas para cerca de há 85 milhões de anos, no Cretáceo Médio.

A afirmação “o homem descende dos macacos”, feita por Charles Darwin ao lançar sua teoria evolucionista em 1859, foi tão forte e marcante que até hoje ainda há pessoas que acreditam ser ela verdadeira.

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás.

As pessoas transmitem características aos filhos por meio dos genes. Podemos ter diferentes versões dos mesmos genes – chamados de alelos – e a evolução ocorre quando a proporção desses alelos na população muda ao longo de várias gerações.

Primos próximos
Os macacos simiiformes evoluíram a partir de antigos prossímios, ganhando mais agilidade e inteligência. Eles surgiram cerca de 45 milhões de anos atrás.

A descoberta também reforça a teoria de que os ancestrais dos primatas conviveram com dinossauros — e de alguma forma sobreviveram à extinção que dizimou cerca de três quartos da vida na Terra.

É a designação geral em zoologia para as espécies da ordem dos primatas atuais e extintos mais próximos evolutivamente do homem: os gorilas, chimpanzés, bonobos e orangotangos (chamados grandes símios) e os gibões (chamados símios menores). Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano.

chimpanzés

Os parentes vivos mais próximos do homem, em termos biológicos, são os chimpanzés, mas, embora o homem seja classificado como Homo sapiens, o que nos coloca no gênero Homo, os chimpanzés estão no gênero Pan.