De quem o Brasil ganhou em 1962?

Perguntado por: icastro3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ao final de 90 minutos, o Brasil venceu a Tchecoslovaquia por 3–1 e se tornou bicampeão do mundo.

Quando perdeu Pelé, seu principal craque, deu confiança a Amarildo, que superou todas as expectativas, além de usar a genialidade de Garrincha, Gilmar, Djalma Santos, Didi e Vavá.

Para infelicidade da torcida brasileira, Pelé se despediu do Mundial no jogo seguinte. Em um confronto duro contra a Tchecoslováquia, o Rei sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e não disputou mais nenhuma partida da competição.

Na final da Copa, disputada em 17 de junho de 1962, o Brasil superou a Tchecoslováquia de virada por 3 a 1, com gols de Amarildo, Zito e Vavá.

Copa do Mundo da Fifa de 1962
Campeão: Brasil. Vice-campeão: Tchecoslováquia. Terceiro lugar: Chile. Artilheiro: Jerkovic (Croácia),Garrincha (Brasil), Vavá (Brasil), Sánchez (Chile), Ivanov (União Soviética), Albert (Itália), 4 gols.

13 de julho: Presidente João Goulart sanciona a lei que institui o 13.º salário. 11 de outubro: O Santos conquista o primeiro título da Taça Intercontinental de futebol ao vencer o clube português Benfica por 5 a 2 no Estádio da Luz, Lisboa, sendo o primeiro time brasileiro a ganhar o campeonato mundial de clubes.

No dia 17 de junho de 1962, Brasil e Tchecoslováquia se enfrentaram no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, pela final da Copa do Mundo.

BRASIL: Gylmar; Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Amarildo, Vavá e Zagallo. TÉCNICO: Aymoré Moreira. CHECOSLOVÁQUIA: Schrojf; Novak, Popluhar, Pluskal e Ticky; Pospichal, Kvasnak e Masopust; Jelinek, Scherer e Kadraba. TÉCNICO: Rudolf Vytlacil.

Pelé estava esgotado. Em 1961, o Santos jogou até 27 de dezembro, e, em 1962, já estava em campo em 3 de janeiro. O time fez 94 partidas, e Pelé marcou 110 gols.

Conquista da Copa de 1962 teve ajuda do juiz no jogo contra a Espanha e Garrincha jogando a decisão após ser expulso na semifinal. Mané Garrincha era um genial jogador, driblador como ninguém, um 'anjo das pernas tortas', mas também não tinha sangue de barata.

Pelé disputou apenas um jogo na Copa do Mundo de 1962, no Chile. Fonte: CBF A primeira, e única partida disputada por Pelé na competição, foi a vitória sobre a seleção do México, por 2 × 0. O Rei do Futebol disputou quatro Copas consecutivas, entre 1958 e 1970, e só não levantou a taça em 1966.

Atacante foi artilheiro, eleito melhor jogador, mas perdeu o título da Copa América de 1959. Publicado em 30 de dezembro de 2022 às, 07h48. Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às, 10h46. O currículo de Pelé tem apenas uma pequenina lacuna.

Não poucos torcedores vaiaram Pelé até o final do jogo, mesmo depois do segundo gol brasileiro. 13/10/1968. Procópio, zagueiro do Cruzeiro e de Seleção que tantas vezes pegou pesado com Pelé, e não apenas com Ele, driblou o Rei no Morumbi. Ele respondeu no joelho esquerdo de Procópio.

Na Copa do Mundo do Chile em 1962, o Brasil conquistava o bi-campeonato ao vencer os tcheco-eslovacos na final. A estrela de Pelé não brilhou, machucado no primeiro jogo, mas o Brasil contou com Didi, Djalma e Nilton Santos, Vavá, Zito e... Garrincha, um dos artilheiros da competição e melhor jogador da Copa.

O pentacampeonato da Copa do Mundo foi conquistado em 2002, com atuações emblemáticas de Ronaldo e Rivaldo. Realizada na Coreia do Sul e no Japão, a Copa do Mundo foi marcada por uma campanha 100% do Brasil. A final foi contra a Alemanha e dois gols do Fenômeno garantiram a última conquista brasileira.

Nas quartas de final, triunfo por 3 a 1 sobre a Inglaterra e, na semifinal, o time canarinho ganhou do Chile por 4 a 2. O Brasil encerrou a campanha com cinco vitórias em seis jogos, 14 gols marcados e apenas cinco sofridos.