De quem o Brasil compra mais trigo?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 3 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

O principal país de onde o Brasil compra trigo é a Argentina, de onde vêm 47% das importações de trigo, com um peso médio superior a 162 mil kg. Com representatividade muito inferior surge a Itália e o Uruguai e Bermudas — com 13% e 6%, respectivamente.

b) Clima, solo e manejo
O trigo é tradicionalmente produzido nos estados da Região Sul do Brasil, de clima temperado, mais apropriado para esse cultivo. Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são responsáveis por 92% da produção nacional.

Entre agosto de 2021 e julho de 2022, o Brasil importou 5,5 milhões de toneladas de trigo da Argentina, que responde por grande parte das importações do país, um dos maiores compradores globais, que tem consumo acima de 12 milhões de toneladas por ano.

Importação de trigo no Brasil 2019
A Abitrigo aponta que a demanda do trigo no país é de 11 milhões de toneladas quando o país produz em torno de 6 milhões de toneladas por ano, esse seria o então principal motivo das importações do trigo.

De janeiro a setembro de 2022, foram importados 94,872,161,068 kg em mercadorias da Rússia. Neste período, um dos principais produtos que o Brasil importou da Rússia foram os insumos para fabricação de fertilizantes e adubos.

Segundo o especialista, o principal motivo de a cadeia do trigo no Brasil estar com preços baixos e desacreditada está na origem de todo o processo: “a miscelânea de sementes utilizadas indiscriminadamente numa mesma região”.

Os Estados Unidos permanecem como o 1º produtor mundial do grão, mas com uma estimativa de produção quase 20,0 milhões de toneladas abaixo do colhido em 2018/19.

Nesse sentido, de aumento da produção e da exportação de trigo pelo Brasil, ele avisou: 2022 marcou o recorde do país na movimentação do cereal (soma de importações e exportações), com 8,78 milhões de toneladas movimentadas. Em 2021, a saber, o volume ficou na casa das 7,34 milhões de toneladas.

Os maiores produtores mundiais de trigo são: China, Índia, Rússia, Estados Unidos, França e Canadá. No Brasil, em razão do cereal necessitar de temperaturas mais amenas para se desenvolver, a produção de trigo se concentra nos Estados da região Sul e Sudeste.

A produção brasileira de trigo para a atual safra (2020), é de 6,2 milhões de toneladas, cerca de 54% do consumo nacional, cuja média gira em torno de 11,4 milhões/ano.

Os argentinos estão comprando não apenas mais carros, mas também mais autopeças do Brasil.

Soja, milho, petróleo, minério de ferro e carne responderam por cerca de metade de tudo o que o Brasil embarcou para o mundo no ano passado. A Argentina soma reservas cambiais (dólar), hoje, em US$ 42,9 bilhões.

Brasil depende de 5,5 milhões de toneladas de trigo da Ucrânia, diz ministro da Agricultura à CNN. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que o Brasil ainda depende da importação de trigo da Ucrânia. “Não somos autossuficientes.

Apesar do volume total modesto, a Ucrânia é o principal fornecedor para o Brasil de ferro fundido bruto e de uma liga chamada ferro especular. No ano passado, 99,76% desse tipo de produto foi importado da Ucrânia, movimentado US$ 11,7 milhões.