De quem herdamos a inteligência?

Perguntado por: asanches6 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos.

Fatores genéticos
Nosso ambiente, educação, educação e experiências moldam nosso intelecto adulto", explica o neurocientista Burnett. Só que, novamente, ainda é preciso entender qual papel os genes desempenham na capacidade intelectual de um indivíduo.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal é tida como a mais rara, além de ter potencial de influenciar todas as demais.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

Estudos neurológicos provam que a utilização do cérebro estimula a formação de novas conexões entre os neurônios (as chamadas sinapses), facilitando a comunicação entre as células e favorecendo o processo do pensar. A organização mental começa com os primeiros movimentos que o bebê faz e com a sua percepção destes.

A mãe genética é aquela que gerou o óvulo. Acrescento a isso, ainda, a mãe cultural. Mãe cultural é aquela que, após o parto, tem a responsabilidade legal (mas também moral e social) de cuidar, nutrir, transmitir cultura. Aquela que mais comumente chamamos de “mãe”.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

Você é o fruto de uma dupla influência, dos genes e do ambiente. Apesar de o DNA do seu pai ter se unido ao DNA da sua mãe, você é mais do que uma combinação das características do casal. Em alguns casos, a herança paterna ou materna é evidente, como na cor dos olhos, no formato do rosto e no tipo sangüíneo.

Os verdadeiros responsáveis por determinar a aparência do bebê ao nascer são os genes encontrados no DNA. O DNA do bebê é formado a partir de seus pais, portanto, não há DNA idêntico. São milhares os genes que compõem o DNA, alguns com maior potencial para definir características do que outros.

Segundo a genética, os avós compartilham em média 25% de seu DNA com os netos, tendo a porcentagem exata dependendo do intercâmbio de DNA. Nós herdamos genes tanto de nossos avôs quanto das avós, isso é fato.

De acordo com o representado acima, podemos concluir que a probabilidade de se nascer um indivíduo branco (bb) é de ¼, ou seja, 25%.

“Os traços da personalidade, assim como várias outras características dos seres humanos, são considerados, dentro da genética, o que denominamos de herança complexa, ou herança multifatorial, pois conta com diversos fatores envolvidos”, explica.

O código genético é uma sequência de caracteres, e possui apenas 1.5 GB, ou seja, você poderia caber em um DVD e ainda sobrar espaço para colocar um filme ou umas músicas. Porém, como cada célula possui uma cópia do nosso código, a coisa fica mais feia: estima-se que o corpo humano tenha 40 trilhões de células.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

"Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa". Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Existem diversos testes na internet que ajudam a descobrir qual tipo de inteligência predomina em você. Eles consideram algumas características da sua personalidade e com quais áreas do conhecimento você apresenta maior facilidade. Também é possível fazer um acompanhamento com um profissional, como o psicólogo.

Portanto, faz-se necessário à partir desta reflexão, o entendimento das 4 inteligências que serão mais exigidas para a nova liderança 4.0: inteligência contextual, inteligência física, inteligência emocional e inteligência inspiracional.