De quem herdamos a altura?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4 / 5 18 votos

A altura de uma pessoa é determinada por pelo menos 700 variações genéticas herdadas do pai e da mãe, mas o gene da altura que vem do pai parece ter um grande impacto na estatura dos filhos.

Estima-se que a genética corresponda por 80% da definição de se uma pessoa será alta ou baixa. Nutrição e outros fatores ambientais respondem pelos 20% restantes. Os ser humano tem se tornado mais alto nas últimos gerações por causa de fatores externos como a melhoria da nutrição.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

O que faz uma pessoa ter a altura que ela tem? O que define a altura de alguém é, basicamente, a carga genética. Ou seja, se os pais forem altos, o mais provável é que os filhos também tenham estatura mais elevada. Porém, hábitos alimentares também influenciam.

A genética da família influencia cerca de 80% na altura, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso, sempre avaliamos as medidas do pai e da mãe para calcular a estatura-alvo da criança. Com isso, fazemos uma projeção da provável altura, e vamos acompanhando o crescimento anual.

Faça exercícios por 30 minutos diários para deixar os ossos e os músculos saudáveis. Você já deve saber que se exercitar todos os dias ajuda a manter o organismo saudável, mas a atividade física também pode ajudá-lo a crescer mais. Ela forma ossos e músculos mais fortes, que podem aumentar a estatura.

O ganho geral de altura reflete uma melhoria nas condições de vida. Embora as características genéticas de uma população influenciem a estatura de seus indivíduos, estudos sugerem que a diferença de altura seja decorrente da nutrição durante a gravidez e na infância e adolescência.

Portanto, o crescimento dos homens varia entre os 16 e os 20 anos, da seguinte maneira: Do nascimento até o 1º ano = cresce 25 centímetros; De 1 aos 3 anos = cresce 12,5 centímetros por ano; Dos 3 anos até atingir a puberdade = cresce 10 a 12 centímetros ao ano.

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

Como já falei, a baixa estatura pode estar conectada com a herança genética dos pais, mas, há casos em que ela está ligada a outros problemas de saúde. Ela pode, por exemplo, estar diretamente relacionada à deficiência do hormônio do crescimento, o GH.

Há três fatores básicos envolvidos nesta redução. A primeira é a degeneração e desidratação dos discos intervertebrais. Uma pequena redução em cada um, multiplicada pelos 23 discos da coluna, se traduz em perda significativa de altura. Em segundo lugar, a osteoporose.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

As pessoas com boa ativação gênica geralmente pertencem ao biótipo conhecido como mesomorfo, que são as pessoas com ossatura pesada e boa massa muscular mesmo sem realizar exercícios. As pessoas com mínima ativação gênica geralmente são ectomorfas: ossatura leve e pequena massa muscular por natureza.

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

Este é provavelmente o método mais simples possível, o qual se baseia estritamente na altura da criança quando ainda bebê. Por exemplo, espera-se que uma criança do sexo feminino com 80 cm e 18 meses chegue aos 1,60 m. Já uma criança do sexo masculino com 90 cm aos dois anos de idade pode atingir até 1,80 m.

Os cientistas calculam que 60% a 80% da sua altura é determinada por genes.
...
Tenha uma dieta equilibrada.

  1. Coma muita proteína magra. ...
  2. Consuma bastante cálcio. ...
  3. Obtenha bastante zinco. ...
  4. Obtenha vitamina D suficiente.

A resposta é: biologicamente, não é possível crescer depois de adulto. Quando chegamos aos 18 anos, nosso corpo chega no fim do período natural de crescimento.