De quem foi a ideia do Novo Ensino Médio?

Perguntado por: uvidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O Novo Ensino Médio foi lançado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em setembro de 2016.

A proposta do Novo Ensino Médio foi sancionada, em 2017, no governo Temer e começou a ser implantada, em 2022, nas escolas de todo o Brasil. A previsão é de uma implementação gradual até 2024. Entre as principais mudanças trazidas pela reforma, estão: Aumento progressivo da carga horária.

O “Novo Ensino Médio” (NEM) foi instituído pela Medida Provisória n. 746/2016, extravagância antidemocrática do governo Temer aplaudida por dez entre dez fundações e institutos educacionais empresariais financiados por bilionários.

O Ministério da Educação (MEC) apresentou sua proposta de reestruturação do Novo Ensino Médio (NEM) nesta segunda-feira (07/08). Até 21/08, o documento será debatido com conselhos, setores da Educação e o Congresso Nacional, onde será votado em seguida.

Uma das principais críticas do Novo Ensino Médio é de que o Brasil é um país desigual e, portanto, as escolas têm capacidades diferentes para estabelecer os itinerários formativos, desde a quantidade de salas disponíveis à formação dos professores.

O Ensino Médio foi instituído no Brasil pelos jesuítas ainda no período colonial, estando sob a responsabilidade dos mesmos do século XVI até o século XVIII, uma vez que o reino português não custeava o ensino na colônia.

A Reforma do Ensino Médio não alterou as condições estruturais das escolas, mas exige dos(as) professores(as) que trabalhem mais tempo com os(as) estudantes. Os resultados dessa situação são vistos no abandono da profissão docente, adoecimento dos(as) professores e uma piora na qualidade do ensino ofertado.

'Novo' Novo Ensino Médio em SP
São três itinerários no total: um de linguagens e ciências humanas, um de matemática e ciências da natureza, e um de ensino técnico. Veja abaixo os componentes de cada itinerário: Linguagens e ciências humanas: Liderança.

Outros resultados da pesquisa apontam que 83% acreditam que o novo ensino médio desenvolverá os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para os jovens; 83% que as escolas brasileiras formarão jovens mais preparados para os desafios e demandas do atual mercado de trabalho; e 80% acham que promoverá a elevação ...

A nova estrutura permite que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses, o que resulta em um aprendizado mais individualizado e engajador. Além disso, o Novo Ensino Médio 2023 tem um forte enfoque em habilidades e competências.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios.

A atual LDB está em vigor desde 1996, mas suas origens remontam à Assembleia Constituinte de 1934, que dedicou, pela primeira vez, um capítulo exclusivo e específico ao tema, determinando que a União elaborasse e conseguisse aprovar um plano nacional e uma lei que traçasse as diretrizes da Educação Nacional.

A ESCOLA NOVA NO BRASIL E A FILOSOFIA DE JOHN DEWEY
O movimento da Escola Nova teve seu início, no Brasil, durante a década de 1920. Ele teve como uma de suas metas: eliminar o ensino tradicional que mantinha fins puramente individualistas, pois buscava princípios da ação, solidariedade e cooperação social.

Antes da reforma, a carga horária letiva anual era de 800 horas, totalizando 2400 horas nos três anos. No Novo Ensino Médio, essa quantidade muda para pelo menos 1000 horas por ano, para que a carga total seja ampliada para 3000 horas.

A proposta da reforma foi promover um ensino alinhado às necessidades dos estudantes, fugir de uma grade curricular generalista e conversar com a realidade de cada sala de aula. No entanto, o Novo Ensino Médio em 2023 está passando por mudanças.

É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.