De quem foi a culpa de Chernobyl?

Perguntado por: hcustodio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Um julgamento foi realizado na cidade de Chernobyl (também uma cidade-fantasma como Pripyat), e seis pessoas foram julgadas pelo acidente. Dessas, três foram condenadas a dez anos de prisão: Viktor Bryukhanov, Nikolai Fomin e Anatoly Dyatlov.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

Na madrugada do dia 25 de abril, o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu. A usina havia sofrido uma sobrecarga de energia durante um teste de capacidade. O sistema de resfriamento parou de funcionar, o que gerou um superaquecimento do núcleo, que atingiu temperaturas muito quentes.

Oksana Masters, a superatleta paralímpica que sobreviveu a Chernobyl.

A “Pata de Elefante”
Um monstro nasceu do acidente nuclear de Chernobyl. Escondido nas profundezas das ruínas do Reator 4, esse monstro é uma das coisas mais perigosas no mundo. Imediatamente após o seu derretimento, passar cinco minutos em sua presença traria a morte certa!

Alexai Ananenko foi mergulhador voluntário nas ações que impediram a explosão do segundo reator da usina em 1986. Um cidadão ucraniano considerado herói no desastre nuclear em Chernobyl se tornou refugiado após a invasão russa à Ucrânia.

Chernobyl

Eis os piores acidentes nucleares da história, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA): Chernobyl (1986) – Ucrânia (ex-URSS) Fukushima Daiichi (2011) – Japão. Kyshtym (1957) – Rússia.

O que explica isso? Um dos motivos é a diferença de radioatividade emitida em cada um dos casos. Quando o reator de Chernobyl explodiu, estima-se que foram liberadas sete toneladas de combustível nuclear. No total, o desastre emitiu 100 vezes mais radiação que as bombas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki.

Um reator de Chernobyl explodiu em 1986, contaminando grande parte da Europa, mas especialmente Ucrânia, Rússia e Belarus. Conhecida como zona de exclusão, o território em um raio de 30 quilômetros ao redor da usina ainda está fortemente contaminado e é proibido firmar residência nesta área.

No caso de Chernobyl, a explosão da usina nuclear espalhou diversos isótopos, como o 60Co (cobalto 60) e o 90Sr (estrôncio 90), sendo que a meia-vida radioativa do 60Co é de 5,3 anos e a do 90Sr é de 29 anos.

As usinas nucleares no Brasil
Um deles é a proximidade com o Rio de Janeiro e São Paulo, que facilita a transmissão da energia elétrica produzida para os grandes centros que precisam dela. Outro fator que pesou na decisão é a proximidade com o mar, cuja água auxilia no sistema de resfriamento das usinas.

Antes do desastre, estavam sendo planejadas diversas obras, como uma clínica dental especializada, uma grande loja de brinquedos, um cinema com duas salas de exibição e até mesmo um parque, adornando a entrada da cidade, tudo feito com a expectativa de que a população da cidade quase que dobraria em poucos anos.

Nem sempre houve vida em Chernobyl
Para evitar a contaminação radioativa, inúmeros animais foram sacrificados, entre bichos domésticos e selvagens. Os que escaparam dos caçadores, morreram de câncer. Parte da área da floresta que ficou avermelhada na época se recuperou, embora não seja seguro ir até lá.

Essa fonte disse que a Rússia está tentando controlar a usina de Chernobyl para sinalizar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — a aliança defensiva liderada pelos EUA no centro do conflito sobre as tentativas da Ucrânia de se juntar ao grupo — que não interfira militarmente no conflito.

Por que Chernobyl interessa à Rússia? A localização da usina é estratégica por ficar um pouco abaixo da fronteira com a Belarus —aliada da Rússia na guerra— e a apenas 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

3. Os animais de Chernobyl são mutantes. Segundo um estudo de 2011, animais tiveram 20 vezes mais as mutações genéticas na região de Chernobyl, do que quando comparados com populações de outras áreas.

O sarcófago da usina nuclear de Chernobil é uma enorme cobertura de concreto em torno da unidade do reator nuclear 4 da Usina Nuclear de Chernobil. Ele é projetado para deter a liberação de radiação para a atmosfera após o acidente nuclear de Chernobil ocorrido em 26 de abril de 1986 envolvendo a área mais perigosa.

escorpiões

Escorpião. Os escorpiões são conhecidos por suportar um nível muito alto de radiação UV, e muitos cientistas sustentam a hipótese de que eles podem sobreviver a ataques nucleares melhor do que a maioria das criaturas.

15 minutos

A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).