De quem era o tridente?

Perguntado por: ageraldes . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Neptuno

O ceptro do deus romano Neptuno (ou Poseidón, na mitologia grega) é um tridente: uma espécie de arpão que apresenta três pontas. Diz-se que, quando Neptuno (“Netuno” no Brasil) utilizava o seu tridente para bater no chão, podia provocar terramotos, ocasionar tsunamis e fazer com que as embarcações naufragassem.

São considerados símbolos de poder, poís em muitas culturas haviam uma grande representação do poder triplice e assim muitos deuses usavam o tridente como a representação do poder triplice que tem como ponto de força os elementos terra, água, fogo e ar.

Da mesma forma, usa o tridente, para combater Posseidon, o Deus grego dos mares - Netuno para os romanos -, pois o tridente era o símbolo dessa divindade." Essa dicotomia, aponta o pesquisador, ocorre até hoje.

O ceptro do deus romano Neptuno (ou Poseidón, na mitologia grega) é um tridente: uma espécie de arpão que apresenta três pontas. Diz-se que, quando Neptuno (“Netuno” no Brasil) utilizava o seu tridente para bater no chão, podia provocar terramotos, ocasionar tsunamis e fazer com que as embarcações naufragassem.

Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer.

Resumo sobre Poseidon
Foi o deus dos mares e rios e o senhor das águas. Os gregos o consideravam o causador de enchentes e terremotos. Recebia oferendas de marinheiros e pescadores e era o patrono dos cavalos. Era irmão de Zeus, Hera, Deméter, Héstia e Hades.

Porém há uma diferença entre o deus dos mares segundo a mitologia grega e romana. Enquanto Poseidon tinha caráter violento e agressivo, Netuno não, era apenas o senhor das águas.

Ogó

O símbolo é o Ogó, um bastão adornado com cabaças e búzios. Os colares e roupas têm as suas cores, vermelho e preto. Os elementos são a Terra e Fogo.

Poderes e Habilidades
O Tridente é conhecido por disparar poderosos feixes de energia e um grande domínio sobre o elemento Água e suas subdivisões (Como o elemento Gelo, por exemplo), podendo criar tempestades, redemoinhos, abrir caminho dentro do mar, criar arco-íris e várias outras coisas.

O tridente é um objeto de três pontas. Considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo, foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade.

Considerado um Símbolo solar e mágico que representa o Poder, a Força, o Universo, o “Tridente” é um objeto que lembra um garfo contendo 3 pontas. Foi utilizado como uma arma pelos gladiadores na Antiguidade, porém foi substituído por lanças com apenas uma ponta.

Poseidon era o deus grego dos mares e dos rios e considerado quem provocava catástrofes, como as enchentes e os terremotos. Apesar disso, os gregos pediam-lhe proteção quando terremotos aconteciam. Poseidon também era o patrono dos marinheiros, que costumavam oferecer-lhe oferendas.

A Batalha do Tridente foi o confronto decisivo da Rebelião de Robert. A batalha foi travada entre os exércitos rebelde e real no Ramo Verde do Tridente, sobre o que posteriormente ficaria conhecido como o Vau Rubi. Terminou com a vitória dos rebeldes. 283 d.C.

Para alguns, as pontas do tridente representam as três principais teorias da psicologia: comportamentalismo, humanismo e psicanálise. Para outros, a escolha se deu por uma razão muito mais simples: os símbolos utilizados para representar a palavra psique no alfabeto grego são semelhantes ao tridente ().

Já o tridente simboliza a trindade trimûrti. Todo o seu corpo é azul, pois o deus bebeu um oceano de veneno para que ninguém ao seu redor fosse prejudicado pelo líquido. Shiva possui um jarra d'água na cabeça, uma representação do rio Ganges, na Índia, e o poder do elemento.

E para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa. Após isso, rumores do fato começaram a se espalhar. E não é de se espantar que a maioria das pessoas culpavam Medusa, dizendo que ela tinha se aproveitado da situação.

Figura mitológica conhecida por ter sido amaldiçoada pela deusa Atena.