De quem era o casamento que Jesus transformou água em vinho?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

O vinho é uma bebida importante na tradição judaica: é símbolo da alegria, festividades tradicionais e também da reza de santificação do Shabat. Durante a cerimônia e festa são utilizadas duas taças de vinho e os noivos sempre tomam a bebida na mesma taça para simbolizar a partilha total da sua vida.

Todas as palavras, gestos e ações que aconteceram nas Bodas de Caná da Galileia revelam uma singular sintonia entre Maria e o Cristo em um clima rico de símbolos de uma nova, determinante e definitiva aliança.

O mestre-sala era aquele que comandava a festa, organizando tudo para não ocorrer nada errado. Provando esse a água que diante dele chegou transformada em vinho, exclama dizendo: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já tem bebido, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho!

Talha Colonial 3,7 Litros.

Maria nos ensina, através deste evento, a como chegar aos pés da cruz. Maria fez um percurso de fé. Ela encontrou o Cristo Menino no seu ventre, ela encontrou o Cristo no início da manifestação dos milagres de Jesus. Não tem como estar agarrado a cruz de Cristo se, primeiro, eu não encontrá-Lo.

As bodas de Caná da Galileia, onde Jesus transformou a água em vinho, aconteceram três dias depois de Jesus ter recebido Felipe e Natanael como discípulos, logo após o seu batismo por João, nas águas do Jordão, na altura da região da Pereia.

Em Nazareth, Israel, um dos pontos mais visitados pelos peregrinos, de varias religiões, é o local onde Jesus, realizou o milagre de transformar agua em vinho, em um casamento. Cana.

O vinho da Santa Ceia
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

Para os católicos, durante a missa o vinho representa o sangue de Jesus Cristo. Por isso, a bebida não pode ser de qualquer tipo.

O termo "boda" se originou a partir do latim "vota", que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento.

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento.

Nos casamentos, o que vemos e ouvimos é que o vinho sempre acaba. Pessoas que viviam embriagadas de amor pelo cônjuge, assistem perplexas seus sentimentos desaparecerem. O matrimônio, de maneira geral está falido, pois o vinho sempre acaba. Mas quando Jesus está presente aí é que se estabelece a diferença!

Significado de Mestre-sala
substantivo masculino Sujeito que comanda ou dá indicações em bailes públicos, mestre de cerimônias.