De quem era filha a esposa de José do Egito?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Azenate

Azenate ou Asenate, foi a esposa de José, o governador do Egito. De acordo com o texto bíblico, Azenate era filha de Potífera, sacerdote da cidade de Om no Egito.

Potífera foi um sacerdote da cidade de Om no Egito antigo, mencionado em Gênesis 41:45 e Gênesis 41:50 da Bíblia hebraica. Ele foi o pai de Azenate, que foi dada a José como sua esposa pelo Faraó, e da qual nasceram dois filhos: Manassés e Efraim. Seu nome significa "aquele que Rá deu".

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

José do Egito é um dos exemplos mais clássicos de perseguição e sofrimento. Era filho de Jacó com Raquel, dono de um caráter inabalável e cujo nome significa “Deus acrescenta”.

Cada um dos filhos de Jacó se tornou uma tribo de Israel. Manassés e Efraim foram adotados por Jacó, cada um se tornando uma tribo, em vez de serem apenas uma (José). Apesar da bênção maior ir para Efraim, os descendentes de Manassés também se tornaram uma tribo muito grande.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

Ora, José era da idade de trinta anos, quando se apresentou a Faraó, rei do Egito.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso, mil e quinhentos anos após a sua morte.

Após a morte de José (Egito) seus filhos e descendentes continuaram com os privilégios que o pai alcançara no Egito? Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Final de "Gênesis" segundo a bíblia: pai e filho morrem
A primeira morte acontece justamente com Jacó, quando vai ao Egito, reencontrar José. Assim que fica frente a frente com o filho, que acreditou que tinha morrido por anos, o pastor dispara: "Agora posso morrer, depois que vi você vivo em pessoa".

Ainoã – Wikipédia, a enciclopédia livre.

José, descendente de Abraão, da linhagem do rei Davi, é escolhido por Deus para ser esposo de Maria e cuidar do menino Jesus. Foi na cidade de Nazaré, na Galileia, que o carpinteiro, homem trabalhador e humilde, cumpriu a sua missão.