De quem é o poema o relógio?

Perguntado por: talves . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 7 votos

Vinicius de Moraes

O relógio | Vinicius de Moraes.

Refletir sobre a importância do relógio para medir o tempo e organizar as tarefas cotidianas; Identificar as formas geométricas nos instrumentos do dia a dia tomando por ponto de partida a análise do vídeo sobre o relógio.

A “voz” do texto é a do próprio relógio, portanto ele é o eu lírico.

PEÇA PARA CRIANÇA OBSERVAR OS RELÓGIOS QUE EXISTEM NA SUA CASA E RELATAR A DIFERENÇA ENTRE ELES. SE NECESSÁRIO LEIA O POEMA JUNTO COM A CRIANÇA. FAÇA AS PERGUNTAS SOBRE O POEMA. ESSE EXERCÍCIO SIMPLES, FEITO ORALMENTE, FAZ TODA A DIFERENÇA, POIS ALÉM DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO E A MEMÓRIA, APRIMORA A LINGUAGEM.

O possível público alvo de um poema é voltado para os indivíduos interessados em praticar este tipo de texto literário, não sendo voltado para alguma idade específica.

Soneto de fidelidade

Soneto de fidelidade
O poema de amor mais consagrado do poetinha talvez seja o Soneto de fidelidade.

Vale a pena ler o que o poeta escreveu sobre este poema quando da primeira edição no livro 5 Elegias em 1943: Quanto à última, escreví-a de jato, naquele Maio de 1939, em Londres, vendo, do meu apartamento, a manhã nascer sobre os telhados novos do bairro de Chelsea.

A Transfiguração da Montanha

O primeiro poema publicado de Vinicius de Moraes, “A Transfiguração da Montanha”, foi editado na revista A Ordem, em 1932. Somente em 1933, no mesmo ano em que se forma em Direito, é publicado o primeiro livro do poeta: “O Caminho para a Distância”, pela Schmidt Editora.

Por que será que o Vinícius de Moraes repetiu tantas as palavras “tic tac”? (Comente aqui que o poeta usa a Onomatopeia (tic-tac) para dar ritmo e efeito sonoro ao poema, tentando reproduzir o som do relógio.

O eu lírico ou eu poético é a voz que se expressa em uma poesia. Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta.

O poema O Relógio é de uma beleza e de uma delicadeza que faz com que ele se destaque em meio a vasta obra poética de João Cabral.

Como os demais poemas reunidos em Serial, “O relógio” é regido pelo signo do 4. São quatro partes numeradas, cada uma com seis estrofes de quatro versos.

Onde circulam? Sugestões de respostas: os poemas são comumente encontrados na esfera literária/artística. Muitos pensam que ele está restrito à forma escrita, mas hoje é possível encontrar os poemas em vídeo, áudio e outras linguagens.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

7- NA 3ª ESTROFE ESTÁ ESCRITO UMA PALAVRA QUE REPRESENTA O SOM QUE FAZ O RELÓGIO. RESPONDA NO CADERNO QUAL É A PALAVRA. RESPOSTA: TIQUE-TAQUE.

Canto geral

Canto geral” é uma de suas obras mais famosas. Pablo Neruda, em 1963.

Neruda ficou conhecido como poeta quando tinha 13 anos, e escreveu numa variedade de estilos, incluindo poemas surrealistas, épicas históricas, manifestos abertamente políticos, uma autobiografia em prosa, e poemas de amor apaixonados como os da sua coleção Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada (1924).

A linguagem poética é definida como um tipo de escrita e comunicação singela e nobre com os leitores, apresentando temas ligados a sentimentos mais profundos. Podemos dizer também que nessa linguagem, o coração está acima da razão.