De quem é a voz que clama no deserto?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O Evangelho, ao falar de João Batista, aplica a ele a palavra do profeta Isaías (40,3): 'Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas'. E esse trecho é lembrado na liturgia do Advento, este tempo de preparação e acolhida do Natal.

(1) Essa profecia foi dada em Isaías 40:3, que diz: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus”. Sabemos que no contexto de Isaías essa “voz” indicava um precursor, alguém que viria antes da chegada do Messias.

Ele é aquela voz que prepara o caminho do rei (João 1:23). Um anjo resumiu a obra de João: "Irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado" (Lucas 1:17).

Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: “Arrependei-vos, por que o Reino dos Céus está próximo”. 3 Pois foi dele que falou o profeta Isaías, ao dizer: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas.

Ele disse às pessoas que sua missão era pregar o arrependimento e batizar com água; mas Aquele que viria depois dele é que iria batizar com fogo e com o Espírito Santo [ver Mateus 3:11].

Discursar ou tentar divulgar suas ideias em vão, sem ser ouvido.

Profeta é aquele que anuncia a Palavra do Senhor, que O tem em seu coração. O profeta é aquele que também denuncia às mentiras, desigualdades e injustiças. Profeta é aquele que tem discernimento do que convém e do que não convém.

Significa literalmente abrir um caminho plano; simbolicamente significa preparar o caminho para algo que irá acontecer. (Esse trabalho de “endireitamento” geralmente é feito para preparar um caminho para a passagem de uma pessoa importante, como um rei.)

“Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” A exortação do Precursor permanece no ar, convocando os homens de boa-vontade à regeneração das estradas comuns. Em todos os tempos, observamos criaturas que se candidatam à fé, que anseiam pelos benefícios do Cristo.

As veredas são trilhas ou caminhos costumeiros, isto é, estradas percorridas com freqüência. Por vezes as veredas são usadas na Bíblia como figuras para indicar os caminhos do Senhor trilhados pelos santos.

Tornar ou ficar mais fácil ou mais suave (ex.: aplainar as dificuldades; aplainar o problema). Origem etimológica:a- + plaino + -ar.

Está escrito em 1 João 1, verso 9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Tudo na vida é uma escolha. Muitas pessoas dizem que há coisas como "destino", "pré-determinismo", mas nada disso existe. Tudo na vida é uma escolha.

João 4:23-24
Desde a criação, o Senhor está buscando verdadeiros adoradores, ou seja, pessoas que o honrem, que o amem e pratiquem seus ensinamentos. Um dos mais significativos exemplos bíblicos de adoração é a entrega que Abraão fez a Deus de seu filho Isaque.

Resumo. 1 João 1–3 João ensina que por meio da obediência podemos conhecer a Deus, ter comunhão com Ele e tornar-nos como Ele. Nos últimos dias, surgirão anticristos. O amor do Salvador por nós se manifesta por meio de Seu Sacrifício Expiatório.

Uma das simbologias do deserto na cultura cristã, das mais frequentes que se podem encontrar na Bíblia, é a de um lugar afastado de Deus e propício à tentação pelo demónio. Cristo foi tentado no deserto, Santo Antão também nele foi assediado pelos demónios e nele o povo de Israel foi castigado.

Ensinou as pessoas a respeito de justiça, misericórdia, honestidade, moralidade, jejum, oração, arrependimento e confissão dos pecados, batismo por imersão, ressurreição e o Juízo Final (ver Mateus 3; Lucas 3).

A proximidade entre Jesus e João foi revelada quando Jesus declarou a Sua mãe que João era seu filho, e a João que Maria era sua mãe. Isso não apenas mostrou o amor altruísta de Jesus por Sua mãe, até o último suspiro, mas também demonstrou Seu afeto pessoal por João.

"Seu assunto constante era: "Abandonem os seus pecados, voltem-se para Deus, porque o reino dos céus está para chegar logo".

Por isso, no mundo, ele não faz a própria vontade, mas realiza as obras de Deuss, e ele foi fiel à sua missão. E a missão que o Pai atribuiu a Jesus é a missão de salvar: a missão de retirar a humanidade do reino das trevas e introduzi-la no reino da luz.

O Evangelho de Mateus, por exemplo, apresenta João Batista como alguém muito maior do que um profeta, como o profeta dos profetas. "Porque, diferentemente dos profetas que falavam do futuro, ele indicou o messias no presente. Isso é muito forte na tradição religiosa.