De quem é a responsabilidade de um boleto falso?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Porém, você pode estar se perguntando, como saber se a responsabilidade é minha ou do banco? Simples: se o documento foi emitido pela instituição financeira, ela é a responsável. Agora, se o boleto não foi emitido pelo sistema bancário, sua empresa deve assumir os danos causados.

Entenda se é possível cancelar um boleto já pago
Caso tenha ocorrido um pagamento indevido, é necessário entrar em contato imediatamente com a empresa beneficiária do pagamento e com o banco responsável para solicitar estorno.

Então, caso o consumidor tenha sido lesado por uma fraude que simula um boleto bancário, cabe buscar ajuda na Defensoria Pública. É fundamental reunir todos os comprovantes das conversas em aplicativos de mensagens, fazer o boletim de ocorrência e guardar os comprovantes.

Confira os dados do beneficiário
Todos os boletos precisam ser registrados antes de serem emitidos. Os bancos inserem as informações como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento e valor. No momento do pagamento, serão mostrados os dados do beneficiário.

Código de barras
Ao checar o código de barras do boleto, o número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento. Além disso, os três primeiros números também devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, enquanto os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago.

O primeiro passo para verificar boleto é analisar atentamente os códigos de barras que ficam na parte de cima e de baixo do documento, pois eles devem ser iguais. Os 3 primeiros dígitos do código de barras correspondem ao banco emissor (por exemplo, o código da Caixa Econômica é 104 e do Banco Sicoob é 756).

8 - O banco terá o prazo de 10 dias úteis para oferecer resposta, e, se não o fizer, poderá responder judicialmente, sendo obrigado a realizar a devolução da quantia que foi retirada da conta do cliente pelo estelionatário. Ainda, poderá recair sobre o banco o dever de indenização por danos morais.

O prazo para se registrar um boletim de ocorrência de crime de estelionato é de até seis (06) meses e pode ser feito em qualquer delegacia da polícia civil. Passado este prazo, ocorre a decadência, que é a perda efetiva do direito em si.

Contate a instituição financeira: Assim que confirmar que pagou um boleto falso, entre em contato com sua instituição financeira. Explique a situação detalhadamente, fornecendo todas as informações relevantes. Eles poderão orientá-lo sobre os próximos passos a serem tomados e iniciar o processo de investigação.

Caso tenha dúvidas sobre o beneficiário de um boleto, você pode pesquisar o CNPJ e/ou nome do beneficiário na Internet, para identificar do que se trata essa cobrança. Se após reconhecer o beneficiário, você ainda não reconhecer do que se trata a cobrança, entre em contato com o beneficiário para mais informações.

Como cancelar um agendamento na conta do Nubank?

  1. Entrar no painel da conta e deslizar a tela de baixo para cima;
  2. Na linha do tempo, toque no pagamento que você deseja cancelar;
  3. Então, toque em “Cancelar Agendamento” para confirmar.

Confira o código de barras
Aquela série longa de números também pode te ajudar a identificar se um boleto é ou não falso. Os três primeiros números dessa sequência representam o código do banco do beneficiário. Muitas vezes, os golpistas trocam a imagem do banco que aparece no boleto, mas o código é de outro banco.

Uma forma pela qual os criminosos agem nos golpes de fraude de boletos é por meio da instalação de um vírus no computador das vítimas, que altera os dados dos boletos emitidos. Ou então, acontece também quando as próprias vítimas acessam um site falso que “rouba” diversas informações.

Como atualizar um boleto vencido? O primeiro passo para atualizar um boleto é entrar em contato com a loja ou o banco que gerou a sua fatura a ser paga. Algumas empresas oferecem a opção de segunda via no próprio aplicativo.

Como consultar créditos e financiamentos feitos no seu CPF

  1. Faça login no Registrato. No seu navegador, abra a página do Registrato e selecione a opção de login;
  2. Faça a consulta em “Empréstimos e financiamentos” Clique em “Consultar” abaixo de “Empréstimos e financiamentos”;
  3. Gere o relatório.

É possível saber quem pagou o boleto? Ao enviar o boleto para outra pessoa pagar, não tem como rastrear quem pagou. Você precisaria de um boleto identificado pra isso.

Comece conferindo se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro. E se a cobrança for uma conta recorrente, como a de energia elétrica, água, mensalidade escolar e afins, duvide de qualquer alteração.