De quem é a responsabilidade de sinalizar as vias?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação. § 2º O CONTRAN editará normas complementares no que se refere à interpretação, colocação e uso da sinalização.

XIX - em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar): Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo.

O sinal verde significa que é seguro fazer a travessia, sendo este normalmente representado pela figura de um ser humano em movimento. Por norma, os semáforos de pedestres são instalados próximos aos semáforos de veículos.

O que é CONTRAN e qual sua função? O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito. Com sede em Brasília, o orgão deve estabelecer normas regulamentares para leis de trânsito, bem como elaborar diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

O sistema responsável pelo acionamento dos equipamentos de sinalização do veículo é o sistema. De freios.

Em resumo, o Contran é órgão que define as normas e regras de trânsito, o Denatran garante o cumprimento dessas normas a nível nacional, o Detran executa as normas a nível estadual e recebe o apoio do Ciretran.

A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível. I - se considerado inconsistente ou irregular; II - se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação.

Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito: Infração - média; Penalidade - multa.

Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos: Infração - gravíssima; Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa - retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Independente, portanto, de seu direito de preferência na utilização da via pública, deve o pedestre sempre adotar precauções de segurança na travessia da via, levando em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.

Infração – leve; Penalidade – multa, em 50% (cinquenta por cento) do valor da infração de natureza leve.” Como você pode notar, se o pedestre andar fora da faixa a ele destinada, ou ficar parado sobre a faixa, a penalidade é metade do valor de uma multa leve, ou seja, R$ 44,19.

O sinal vermelho indica parada obrigatória. Já o semáforo que controla o fluxo de pedestres é composto apenas por duas cores: a cor verde sinaliza que o pedestre pode atravessar a rua com segurança na faixa de pedestre, e a cor vermelha indica que ele deve aguardar.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a autoridade de trânsito é o dirigente máximo do órgão ou entidade executivo integrante do SNT ou pessoa por ele expressamente credenciada. Assim, a autoridade municipal de trânsito assume o papel de gestor(a) de trânsito no município.

Os órgãos de trânsito normativos são responsáveis por estabelecer normas e criar regras para o trânsito, como o Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Já os executivos (um exemplo é o Detran) fazem com que as regras e leis sejam cumpridas.