De quem é a responsabilidade de proteger os animais?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sim, é dever do Estado proteger os animais, tanto domésticos quando silvestres. O dever do Estado de proteção aos animais possui fundamento na Constituição Federal, em seu artigo 225: “Art. 225.

Cabe ao poder publico zelar pela proteção dos animais de rua conforme interpretação extensiva de dispositivos constitucionais. Nossa Constituição Federal trás em seu capitulo VI, através do artigo 225 e seus parágrafos e incisos algumas possibilidades de preservação do meio ambiente e dos animais.

Então a responsabilidade é dos donos dos animais.

Quais são as melhores medidas para proteger aos animais em extinção?

  • Reflorestar florestas e espaços naturais. ...
  • Evite contaminação. ...
  • Respeite áreas protegidas e parques naturais. ...
  • Lute contra o afago de animais exóticos e a caça de animais. ...
  • Torne-se voluntário para promover medidas para proteger animais em extinção.

Lei de Proteção à Fauna – Lei Federal nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

O atual Código Civil Brasileiro prevê, em seu artigo 936, a responsabilidade civil do dono de animais - VI: “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maiores”.

Animais sem proprietário ou encontrados mortos em áreas públicas: O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento.

Procure uma clínica veterinária
Ao fazer o resgate do animal, procure uma clínica veterinária de confiança. Na maior parte das vezes, animais abandonados estão repletos de pulgas, carrapatos e outros parasitas. Portanto, passar pela vermifugação e receber medicamentos antiparasitas é essencial.

Fica assegurado o fornecimento de alimentação e/ou água aos animais que estão na rua, por qualquer pessoa física ou colaborador de pessoa jurídica no espaço público.

Como denunciar? O número 190 deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. Este número está disponível de forma gratuita em todo o território nacional. É possível denunciar anonimamente casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177.

As Cinco Liberdades
São elas: a liberdade de sede, fome e má-nutrição; a liberdade de dor e doença; a liberdade de desconforto; a liberdade para expressar o comportamento natural da espécie; a liberdade de medo e de estresse.

Dos Crimes contra a Fauna
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Os animais de estimação, como cães e gatos, desfrutam de uma série de direitos peculiares em função da sua proximidade e dependência para com os humanos. Além do direito à vida, os direitos a cuidados veterinários, à moradia, à prevenção contra maus-tratos, etc.

§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

UIPA

UIPA | União Internacional Protetora dos Animais – Fundada em 1895.

A Sociedade Protetora dos Animais atua garantindo a saúde e bem estar animal, podendo ser encontrada em diversos estados, com ajuda de parcerias em defesa dos bichos. Esse órgão incentiva as denúncias de maus tratos, ajuda a apresentar projetos de leis para os animais e busca conscientizar as pessoas.

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Essa norma é destinada à preservação da vida, com finalidade de combater os maus-tratos e demais formas de violência contra os animais.

Procure a ajuda de ONGs
Existem várias ONGs que trabalham realizando resgate de animais, cuidando, vacinando, castrando e deixando-os prontos para receber o amor de uma família. Essas instituições costumam sobreviver com as doações que recebem.