De quem é a preferência no retorno?

Perguntado por: galencastro . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O artigo 29 do CTB é bem claro: “no caso de rotatória, [tem preferência] aquele que estiver circulando por ela”.

Regras de uso da rotatória
De acordo com o CTB, a preferência de passagem é sempre de quem está circulando pela rotatória, desde que não haja sinalização indicando contrário. “Quando um veículo estiver circulando, os demais devem dar a preferência a este que já está na rotatória”, diz a especialista.

De acordo com o CTB, nas vias nas quais não há sinalização específica a preferência é: no caso de apenas um dos fluxos ser proveniente de rodovia, daquele que estiver circulando por ela; no caso de rotatória, daquele que estiver circulando por ela; nos demais casos, de quem vier pela direita do condutor.

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

O que o CTB fala sobre prioridade no trânsito? O termo prioridade, segundo o CTB, é aplicado àquelas situações em que veículos de emergência e escoltados, em serviço e por motivo de força maior, tem precedência de passagem sobre os demais veículos. Portanto, dar passagem à eles no trânsito não é mera gentileza.

preferência” – O ato de preferir uma pessoa ou coisa a outra. Manifestação de distinção ou de atenção. “prioridade” – Anterioridade. Preferência conferida a alguém, relativamente ao tempo de realização do seu direito, com preterição do de outros.

O que o Código de Trânsito Brasileiro nos diz que é a preferência de tráfego nos cruzamentos de vias não sinalizadas é do condutor que está à direita, independente do fluxo ou tamanho das vias, mas como toda lei, ela também tem suas exceções.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao estabelecer que o condutor que estiver circulando pela rotatória tem a preferência, desde que não haja sinalização regulamentar contrária. Portanto, é possível entender que o veículo que entrar primeiro na rotatória ganha a preferência.

O Projeto de Lei 758/22 altera regra no Código de Trânsito Brasileiro sobre preferência de passagem em cruzamentos não sinalizados. Hoje, pelo código, tem preferência de passagem os veículos que trafeguem pela direita em cruzamentos dessa natureza.

O condutor não deve jamais parar no meio da rotatória. Nesse local, que é um cruzamento entre diversas vias, o trânsito deve fluir continuamente. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes.

a preferência dos veículos que já estão.

O condutor que for ingressar numa via deverá dar preferência aos veículos e pedestres que por ela estejam transitando.

Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

ORDEM DE PREVALÊNCIA (Hierarquia)
As ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as Normas de Circulação e outros Sinais; 2. As indicações do semáforo prevalecem sobre os demais sinais; 3. As indicações dos sinais prevalecem sobre as demais normas de trânsito.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

Nas demais interseções, a preferência é do veículo à direita do condutor. Há apenas uma exceção para a norma geral de preferência de passagem: veículos que se deslocam sobre trilhos terão sempre a preferência em relação aos demais. Na prova do DETRAN é bastante comum caírem questões sobre preferência de passagem.

A fila de prioridade nada mais é que uma fila comum que permite que elementos sejam adicionados associados com uma prioridade. Cada elemento na fila deve possuir um dado adicional que representa sua prioridade de atendimento.

A Placa de Regulamentação R-2 Dê a Preferência, assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar, devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar seu veículo, se necessário.