De quem é a máscara de V de Vingança?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

A máscara que aparece na história foi uma criação de David Lloyd, um dos autores da HQ que baseou o filme. Ela representa uma personalidade histórica que realmente existiu, um soldado inglês chamado Guy Fawkes.

A famosa máscara de V é um retrato do rosto de Guy Fawkes, um personagem histórico que tentou explodir o Parlamento britânico em 1605. Fawkes era católico e, diante da opressão dos protestantes, decidiu, sem sucesso, fazer justiça com as próprias mãos.

O dia de hoje, 5 de novembro, ficou marcado entre os fãs da produção. Isso porque logo no começo do filme, o personagem V discursa uma frase muito poderosa ao conhecer Evey: “Lembrai, lembrai, o cinco de novembro. A pólvora, a traição e o ardil; por isso não vejo porque esquecer; uma traição de pólvora tão vil.”

Ele é um produto monstruoso do governo que quer destruir, tornando-se uma idéia, um símbolo político que repudia o controle e a censura, podendo ser percebido tanto como um terrorista (idéia que rapidamente o espectador descarta, pois passa a torcer pela vitória da personagem, no que diz respeito a alcançar os seus ...

Espírito de hostilidade entre famílias e clãs inimigos, com actos de vingança recíproca, geralmente criminosos, como sucede na Córsega e em algumas regiões de Itália. Origem etimológica:italiano vendetta.

Significado da Tatuagem de V de Vingança
Tudo ocorre na Inglaterra futurista, em um ambiente de governo extremista. Por conta disso, podemos associar essas tatuagens ao anarquismo. Ou seja, a ideia de resistência e subversão aos esquemas de poder.

A data simboliza um episódio marcante da luta de Guy Fawkes, um soldado inglês que participou da Conspiração da Pólvora, movimento que queria explodir o parlamento do Reino Unido com o objetivo de assassinar os responsáveis pela repressão de direitos políticos dos católicos.

A máscara ganhou popularidade e virou símbolo de luta contra a opressão em 2006, com o lançamento do filme V de Vingança, inspirado na história em quadrinhos. O grupo hacker Anonymous passou a utilizar a imagem em protestos dentro e fora da internet.

Herói ou psicopata, Fawkes simboliza a força popular na luta pela liberdade e a ideia de devolver o poder ao povo.

Embora alguns detalhes contradigam, V de Vingança se passa no final de 2020. V morre no final de V de Vingança, e algumas de suas palavras finais são “Por vinte anos eu procurei apenas este dia“, levando a uma segunda teoria: a trama ocorre de 2035 a 2036.

Evey Hammond
Evey tem seu nome pronunciado como EV, porque E é a quinta letra do alfabeto e V é cinco em latim. Natalie Portman precisou trabalhar o sotaque britânico com uma especialista antes de começar a gravar.

Neste trecho, V apresenta os fatos que levaram a ascensão do regime totalitarista na Inglaterra e possibilita aos espectadores a compreensão das conexões entre política e economia, violência e manipulação.

O enredo da série de quadrinhos V de Vingança, que foi publicada entre 1982 e 1989, se passa no Reino Unido em um futuro distópico, em que um governo totalitário passa a oprimir as minorias e a controlar a mídia.

  • Alan Moore
  • David Lloyd

Contra ele, a dupla criou um personagem em busca de vingança, que havia sido perseguido e torturado, mas ainda sem identidade. Foi durante uma sessão de brainstorming que Lloyd surgiu com Guy Fawkes e a ideia de que V teria sucesso onde o conspirador de 1605 havia falhado.

Assista V de Vingança (HBO) - Assista filmes | HBO Max.

A aclamada adaptação dos quadrinhos intitulada 'V de Vingança', será removida da Netflix em breve. A produção se despede da grade de programação no próximo domingo, dia 01 de agosto.

Uma vendeta, referida em casos mais extremos como rixa de sangue, faida, guerra de clãs, guerra de gangues ou guerra privada, é uma discussão ou luta de longa duração, muitas vezes entre grupos sociais de pessoas, especialmente famílias ou clãs.

1. Passar (o tempo). 2. Suceder, acontecer.

substantivo feminino Ação que busca reparar uma ofensa, uma afronta; vingança: vendeta política. Homicídio motivado pelo sentimento de hostilidade entre famílias, grupos ou organizações criminosas; retaliação. Etimologia (origem da palavra vendeta).

Continuar lendo E máscara ou máscara?