De quem é a guia preta e branca?

Perguntado por: dpaiva . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

Já o Preto-Velho é a personificação do ancião e do próprio culto ao orixá já reinterpretado ao olhar umbandista, inspirado da sabedoria, resiliência, humildade e paciência. É a força feminina que se manifesta à esquerda, juntamente com Exú. Traz a potência feminina e a relação prática com o sagrado feminino.

A guia é composta por seções de 7 contas nas cores vermelha, preta e roxa intercaladas.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção há uma caveira de pedra branca esculpida.

Nas rodas dianteiras, os cuidados devem ser ainda maiores porque, além dos problemas anteriores, o mau hábito de encostar a roda na guia poderá gerar problemas indesejados na suspensão, perda do alinhamento ou até mesmo causar folga no braço axial da direção.

Orixás e entidades da umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

As pessoas que possuem Exu como guia costumam ser brincalhonas. É impossível ficar próximo a elas sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário feito por ela. Adoram pregar peças nos outros, seja escondendo objetos, contando mentiras ou ensinando o caminho errado.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção tem uma caveira branca de pedra esculpida. A guia é finalizada por uma caveira de metal cromado de onde pendem pingentes de caixão e tridente de Pomba Gira decorados com rosa e mini caveira vermelha.

Maria Mulambo das Almas - Linha de Oyá/Iansã

Seus protegidos
Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Características. Observa-se uma predileção das cores branca e preta nas vestes para Tranca Rua das Almas, porém há outras configurações, como branca e roxa e até mesmo preta e roxa. Costuma usar capa, cartola, punhal, bengala ou cetro. As guias (fio de contas) são também nas mesmas cores.