De quem é a função do planejamento?

Perguntado por: hcurado7 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Conclusão. O planejamento é uma importante função da administração que permite às organizações alcançar seus objetivos de maneira estruturada e eficiente. A partir de uma análise cuidadosa da situação atual, do ambiente externo e de suas metas, é possível estabelecer estratégias e ações claras e alinhadas.

Controle é justamente a palavra-chave para o setor de controladoria, como o próprio nome indica. Esta área é responsável por acompanhar tudo aquilo que foi planejado, analisando se os planos estão sendo cumpridos como deveriam, se há necessidade de ajuste ou se tudo está ocorrendo como esperado.

O planejamento estratégico é de toda a organização e, por isso, a responsabilidade por ele deve recair sobre todas as pessoas. Líderes e gerentes são condutores e articuladores dessa jornada, mas sozinhos não conseguem fazer as mudanças necessárias para atingir a visão de futuro definida pela empresa.

Geralmente a Diretoria é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização. Em empresas com um modelo de gestão participativo, a tendência é se levar cada vez mais pessoas.

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.

Para possibilitar o alcance dos objetivos, existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

Quem participa? Todo mundo participa da elaboração do planejamento porque ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros os gestores, os professores e os funcionários. Os membros da equipe discutirão o funcionamento da instituição como um todo e também as funções pelas quais são responsáveis.

Se existe uma seção importante no gerenciamento de projetos, é a de controle. Com a execução, o gerente de projeto deve assumir a responsabilidade de que cada pessoa dentro do projeto cumpra com as tarefas a eles atribuídas e, assim, assegurar que o projeto prossiga de acordo com o seu planejamento.

É a etapa de monitorar quão bem os recursos estão sendo utilizados e as atividades realizadas com eficiência. Envolve o estabelecimento de padrões e medição de desempenho com acompanhamento e revisão das atividades, de forma a tomar medidas corretivas em caso de desvios.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Em que consiste o planejamento organizacional? Consiste em estruturar os objetivos e todas as ações futuras para alcançá-los de forma assertiva. Além disso, é um processo sistemático que visa prever contratempos, planejar o futuro no negócio, definir ações focadas e monitorar resultados.

O Planejamento Estratégico ajuda na criação de um plano de ações. Trata-se da parte prática, da execução das estratégias propostas. É o plano de ações que especifica o que cada colaborador deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no PE.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

A responsabilidade pela elaboração do planejamento estratégico está nas mãos da alta direção da empresa. Mas deve se feito de forma participativa, com a colaboração dos gestores de todas as áreas do negócio. A verdade é que entender o que é estratégia empresarial e colocá-la em prática é um tanto complexo.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

A origem mais remota do planejamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações, onde os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo ...