De quem é a frase ver para crer?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

São Tomé

A onda de fundamentalismo, que tomou conta do país, associada ao uso das redes sociais, simplesmente inverteram a frase atribuída a São Tomé, bom e incrédulo apóstolo de Cristo, o Ver para Crer..

A expressão que cita é um pouco diferente: Ver para crer (como S. Tomé). Significa, segundo o Dicionário de Expressões Correntes de Orlando Neves, «Só acreditar no que se vê ou está irrefutavelmente provado».

Por fim, há um princípio muito importante na filosofia desenvolvida por Santo Agostinho: “Crer para entender”. O termo “entender” é uma referência ao esforço racional necessário para compreender o mundo, enquanto a palavra “crer” refere-se à necessidade da fé, sem a qual a compreensão das coisas não possui importância.

"Eu sou igual a São Tomé, só acredito vendo!", certamente já falamos ou já ouvimos alguém dizer essa frase. Esse ditado surgiu porque São Tomé Apóstolo, precisou ver o Ressuscitado, tocar as mãos chagadas e o lado transpassado pela lança.

As expressões idiomáticas são manifestações espontâneas da criatividade, do humor e da beleza de qualquer língua. Não é possível, portanto, determinar a sua origem, pois fazem parte da essência da comunicação verbal.

João 11:25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá | Tradução Brasileira (TB) | Download The Bible App Now.

Resposta: Comte a partir dessa frase nos mostra que para que a crença em algo seja correta é necessário que ela seja provada, por isso ele utiliza do método científico para solucionar problemáticas relacionadas à vida humana.

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

Dar fé a; acreditar. 2. Ter para si; julgar, supor.

É uma espiritualidade fácil e que cria intimidade, mas há limites. É mais satisfatório conceber um Deus que está além das questões humanas, um Deus que não é uma personalidade divina, mas uma força criativa fundamental no Universo.

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.

Em certa altura do texto, enfatizando o quão importante é a inteligência da fé, Agostinho afirma que “é melhor crer no que é verdadeiro, ainda que não possa ser visto, do que pensar que aquilo que vemos é verdadeiro quando é falso.

É considerado o maior teólogo do cristianismo e o maior filósofo desde Aristóteles. Agostinho realizou a primeira grande sistematização do pensamento cristão, incorporando as ideias de Platão ao cristianismo. Seu sofisticado pensamento serviu como base para toda a teologia cristã ocidental.

Também conhecido por Tomás, Tomé era um simples pescador quando Cristo o chamou para ser seu discípulo. Como não estava presente no momento em que Jesus apareceu aos seus discípulos, Tomé duvidou que seu Mestre teria ressuscitado. Na cultura popular há um ditado: “Sou como são Tomé: só acredito vendo.”

A dúvida de São Tomé
“Nós vimos o Senhor”. Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei”. Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Desta vez, Tomé estava com eles.

Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”.