De quem é a frase toda nova tecnologia cria seus excluídos?
Pierre Lévy, filósofo francês, pensador da área de tecnologia e sociedade diz que “toda nova tecnologia cria seus excluídos” e lembra que antes da invenção da escrita, não existiam os analfabetos, de acordo com o mesmo ponto de vista, pode-se afirmar que antes da internet não existia o apartheid digital.
Quem são os excluídos digitais?
Surge, assim, na era da tecnologia os “excluídos digitais”, crianças, jovens e adultos, que nunca viram ou sequer chegaram perto de um computador ou algum outro meio moderno de comunicação.
O que significa a exclusão digital?
Contudo, no contexto deste trabalho, a exclusão digital estará sendo conceituada como um estado no qual um indivíduo é privado da utilização das tecnologias de informação, seja pela insuficiência de meios de acesso, seja pela carência de conhecimento ou por falta de interesse.
O que falar sobre a exclusão digital no Brasil?
A exclusão digital era mais grave no pré-pandemia, quando havia 37 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade sem acesso à internet, 8,8 milhões de pessoas a mais que em 2021. Em 2019, 11,365 milhões de lares estavam desconectados da rede, 4,085 milhões a mais que em 2021.
O que causa a exclusão?
A exclusão pode acontecer por motivos étnico raciais, religiosos, sociais ou econômicos. Dentre os grupos excluídos é possível citar, por exemplo, negros, indígenas, pobres, membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, dependentes químicos e moradores em situação de rua.
Qual é o maior problema para a inclusão digital no Brasil?
Quais os principais desafios da inclusão digital no Brasil
O acesso desigual à internet é um dos principais desafios da inclusão digital no Brasil e a pesquisa Abismo Digital, promovida pela consultoria PwC em parceria com o Instituto Locomotiva, traça as razões da desigualdade no acesso.
Qual é a relação entre exclusão digital e exclusão social?
Há uma relação intrínseca entre a exclusão social e a exclusão digital, uma vez que ambos os status acentuam ainda mais a vulnerabilidade de classes sociais menos favorecidas. Em paralelo a isso, a ausência e/ou o baixo nível de letramento digital é uma barreira imposta pelo descompasso social, econômico e tecnológico.
Por que o acesso à tecnologia é insuficiente para eliminar a exclusão digital?
O fato é que, conforme Sorj, a exclusão digital não ocorre somente por causa da dificuldade do acesso ao equipamento, mas também pela ausência da “capacidade do usuário de retirar, a partir de sua capacitação intelectual e profissional, o máximo proveito das potencialidades oferecidas por cada instrumento de ...
Como diminuir a exclusão digital no Brasil?
Ampliar o acesso às novas tecnologias de informação é um ponto estratégico no rompimento das desigualdades econômicas e sociais existentes no Brasil, segundo concluiu uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Pará.
O que é desigualdade tecnológica?
A ideia de desigualdade digital é usada para se referir à distância existente entre os grupos sociais em relação ao acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Ela pode ocorrer por questões econômicas, sociais ou geográficas, para citar algumas possibilidades.
Qual o retrato social da exclusão social onde vivemos?
A exclusão social concretiza-se na segregação ao acesso a direitos básicos para certos grupos ou indivíduos de uma sociedade.
Quem mais sofre com a desigualdade digital?
Uma pesquisa elaborada para o Instituto Lula no final de 2021 pela Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) Brasil indica que a desigualdade digital no Brasil deixa ainda mais a desejar para mulheres negras e indígenas.
Qual a sua opinião sobre a exclusão digital?
A exclusão digital não pode se transformar em mais um indicador negativo para medir nosso grau de desenvolvimento. Deve ser combatida da mesma forma como se trabalha para reduzir o analfabetismo e a evasão social. É um problema tão grave quanto estes.
Como a tecnologia afeta a vida social?
Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.
Como a exclusão digital afeta a educação no Brasil?
A desigualdade promovida pela exclusão digital, contudo, não se limita à educação. Segundo um estudo do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira, da Fundação Getulio Vargas (FGV/Cemif), a baixa inclusão digital dificultou o acesso ao auxílio emergencial.
Porque a falta de acesso à internet é um problema social?
Falta de acesso à internet de qualidade gera desigualdades na comunicação. Em contextos de desigualdades tecnológicas e de comunicação, a desinformação e os discursos de extrema direita se fortalecem.
Quais são as consequências da exclusão digital?
Barreira ao estudo e ao conhecimento
A crise do coronavírus mostrou os efeitos da exclusão digital na educação: professores e alunos à margem por não terem acesso à tecnologia e às competências digitais suficientes. Também aumenta a ignorância ao limitar o acesso ao conhecimento.