De quem é a frase Liberdade ainda que tardia?

Perguntado por: acavalcante7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Tiradentes: Liberdade, ainda que tardia.

A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.

Sendo este triângulo, contornado com uma frase em latim: LIBERTAS QUAE SERA TAMEN, comumente traduzida como “Liberdade Ainda Que Tardia”. Frase essa, que acabou sendo o lema da Inconfidência Mineira (também conhecida como Conjuração Mineira).

Libertas quæ sera tamen, ou então, liberdade ainda que tardia, era o lema da Inconfidência Mineira. Este dístico latim foi proposto pelos inconfidentes para marcar a bandeira da república que idealizaram, na Capitania de Minas Gerais, no Brasil do final do século XVIII.

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

A bandeira de Minas Gerais tem um triângulo vermelho e uma frase em latim, lema da Inconfidência Mineira (1789). Esse foi um dos principais movimentos da história do estado que tinha caráter separatista e que representava a insatisfação da elite mineira com a cobrança de impostos pela Coroa Portuguesa.

A escolha das cores da bandeira de Minas
Tiradentes é que teria sugerido o triângulo único e a cor escolhida inicialmente seria o verde, simbolizando a Revolução Francesa. Embora não haja consenso a respeito, o vermelho teria prevalecido de modo a representar o ideal revolucionário.

Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas "minas gerais", em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério. No início do século XVIII, a região era simplesmente denominada Minas.

Origem etimológica:latim libertus, -i, livre em relação ao seu antigo senhor.

A bandeira da cidade de São Paulo carrega um lema que diz muito sobre o rumo que a metrópole vem tomando. “Non ducor, duco”, ou “Não sou conduzido, conduzo” é uma expressão em latim que não poderia ter se encaixado melhor, para uma cidade que está sempre constante evolução.

No centro da esfera, foi adicionado um lema positivista escrito “Ordem e Progresso”. Esse lema foi inspirado em uma frase de Auguste Comte. Foram adicionadas estrelas brancas como representação dos estados brasileiros.

Pernambuco tem uma bandeira com muitas cores, que foi criada pelo padre João Ribeiro em 1817. O arco-íris representa a diversidade e a pluralidade do ponto de vista étnico e ideológico. E a cruz simboliza a participação de padres na história do estado.

Como terminou a Inconfidência Mineira? Tiradentes foi o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte. As reuniões secretas que organizavam e divulgavam os princípios dessa revolta contra Portugal estenderam-se durante anos, mas o movimento não chegou nem ao ponto de ser deflagrado.

Não obstante ser conhecido no mundo pelo nome de “Tiradentes”, o alferes odiava arrancar os dentes das pessoas. “Ele já se mostrava como um dentista a frente do seu tempo. Naquela época era comum extrair um dente por qualquer motivo, mas Tiradentes não concordava com isso.