De quem é a frase diga ao povo que fico?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O 9 de janeiro de 1822 entrou para a história como o dia em que Dom Pedro I publicamente declarou que ficaria no Brasil e não retornaria para Portugal. Ele, então, disse a famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico.”

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Ao contrário do imaginário popular, muito provavelmente essa frase não foi dita pelo então príncipe regente Pedro 1º (1798-1834) no episódio conhecido como Dia do Fico.

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que fico!" A frase diz respeito ao Dia do Fico, no qual o príncipe regente declarou que não cumpriria as ordens das Cortes portuguesas, que exigiam a sua volta a Portugal, ficando no Brasil.

Deus que me conceda esses últimos desejos: paz e prosperidade para o Brasil.”

Foi às margens do riacho Ipiranga, há 200 anos, em um 7 de setembro como hoje, que Dom Pedro I (1789-1834) declarou a independência do Brasil em relação a Portugal.

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.

"E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro. Ao que, desembainhando também nossas espadas, respondemos: - "Viva o Brasil livre e independente!

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

Dom Pedro I

A Independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822. Com a vinda do coração de Dom Pedro I ao Brasil e o bicentenário da Independência do Brasil, os acontecimentos que levaram Dom Pedro I a proclamar a independência do país em relação a Portugal são relembrados.

O Dia do Fico, ocorrido em 9 de janeiro de 1822, foi protagonizado pelo regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, quando decidiu contrariar as ordens das Cortes Portuguesas e permanecer no Brasil.

Estados Unidos

Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A Doutrina Monroe, criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso.

O Dia do Fico refere-se ao momento da história do Brasil em que o príncipe regente D. Pedro I decidiu ficar no país após pedido da população. O episódio aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.

13.05.1822 - É público o Termo de Vereação do Senado [da Câmara Municipal] da cidade do Rio de Janeiro, onde consta que o príncipe regente D. Pedro de Alcântara aceita o título de Defensor Perpétuo do Brasil. 16.02.1822 - No Brasil, o príncipe regente D.

O Dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.

Em 1870, poucos brasileiros eram contrários à escravidão, e ainda menos opunham-se publicamente a ela. Pedro II era um dos poucos que o faziam, considerando-a uma "vergonha nacional". O Imperador nunca possuiu escravos.

No leito da morte (perdão pelo chavão, leitor, mas não conheço expressão mais dramática do que essa) Dom Pedro I fez seu último pedido: "dispensou exéquias reais, como mandava o protocolo. Queria ser enterrado em caixão de madeira simples, como um soldado, comandante do Exército português".

Dom Pedro II

Pedro II, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele foi o único monarca a reinar sobre o Brasil que nasceu em solo brasileiro. Dom Pedro II foi imperador do Brasil de 1840 até 1889.

Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

Mais tarde, o momento foi retratado em diversas pinturas e talvez a mais conhecida dela seja a obra "Independência ou Morte", também conhecida como "O Grito do Ipiranga", de Pedro Américo.

Serenamente dou o primeiro passo no

5. “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História” Uma das frases mais famosas do presidente Getúlio Vargas faz parte da sua carta de suicídio: “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”.