De quem é a frase brincando pode-se dizer tudo até a verdade?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

“Numa brincadeira pode-se até dizer a verdade”, enuncia Freud no seu livro Os chistes e sua relação com o inconsciente.

Numa brincadeira pode-se até dizer a verdade”, enuncia Freud no seu livro Os chistes e sua relação com o inconsciente. O recurso ao falei de brincadeira ou é de mentirinha pode ser a maneira de uma verdade ser anunciada, através do faz-de-conta: Foi sem querer querendo, como diz o Chavez do programa humorístico da TV.

"Deixar vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, pois dos tais é o Reino de Deus" (LUCAS 18:16). E com esse pequeno versículo podemos compreender o quanto somos crianças perante a Deus.

“Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte.”

A expressão Freud explica: significado está ligado ao fato de que Freud tinha sempre interpretações para muitos fatos da mente, do comportamento humano, da cultura e da vida social. Fenômenos muitas vezes “óbvios” (do cotidiano) ou mesmo fenômenos complexos (como nos sonhos) tinham uma resposta de Freud.

Para Freud, educar é transferir um legado de pai para filho. Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro.

A obra Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, é composta por três textos, nomeados como “As aberrações sexuais”, “A sexualidade Infantil” e, “As transformações da puberdade”, acrescidos de um resumo.

No evangelho de hoje, de Mateus 7,6.12-14, Jesus diz aos seus discípulos: “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado.

Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: “Eu estava só brincando!”

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

A frase “Se você ama, sofre. Se não ama, adoece” é uma das mais populares de Sigmund Freud. Ela está incluída na sua obra “Introdução ao narcisismo,” e atualmente a encontramos circulando nas redes sociais.

A vida, tal como nos coube, é muito difícil para nós, traz demasiadas dores, decepções, tarefas insolúveis. Para suportá-la, não podemos dispensar paliativos. Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda. As emoções não expressas nunca morrem.

Dentre as fontes de sofrimento que ameaçam o ser humano, Freud (1996a) destaca três: o poder devastador e implacável das forças da natureza, a ameaça de deterioração e decadência que vem de nosso próprio corpo, e o sofrimento advindo das relações entre os humanos.

Educar, psicanalisar e governar são ofícios impossíveis, segundo Freud. A difícil tarefa desses ofícios consiste em tentar responder ao chamado, à invocação do real.

Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Exemplo: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976). No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada.

Para Freud, Deus é construído sobre a representação do pai. Ele dizia que Deus é “uma exaltação do pai”, “uma sublimação do pai”, “um substituto do pai”, “uma cópia do pai” e finalmente que “Deus é o pai”. Freud negligenciou examinar o significado da mãe na formação da representação de Deus.