De quem Deus mudou o nome para Israel?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Jacó

Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

E ele disse: Jacó. 28 Então disse: Não se chamará mais o teu anome Jacó, mas bIsrael, cpois como príncipe lutaste com Deus, e com os homens, e dprevaleceste. 29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu anome?

A Casa de Israel É o Povo do Convênio de Deus
Jacó foi um grande profeta que viveu centenas de anos antes do tempo de Cristo. Por ter sido fiel, o Senhor deu-lhe o nome especial de Israel, que significa “aquele que prevalece com Deus” ou “que Deus prevaleça” (Bible Dictionary, “Israel”, p. 708). Jacó teve doze filhos.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

O nome Israel simboliza a transformação que acontece quando nos encontramos com Deus. Ao longo de toda a Bíblia, o povo de Israel simboliza a diferença que Deus faz em nossas vidas. O verdadeiro israelita é aquele que tem sua vida transformada por Deus.

Portanto, poderíamos expressar o significado de "Israel" como "príncipe poderoso que luta e prevalece", "soldado de Deus" ou "aquele que governa com o Todo-Poderoso".

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

O atual país foi designado por Medinat Yisrael, ou Estado de Israel, após serem rejeitadas outras propostas como Eretz Israel ("Terra de Israel"), Sião e Judeia.

Em 1920, os britânicos criaram o chamado Mandato Britânico da Palestina, uma comissão de administração de todo o território palestino, dos lados do rio Jordão, por assim dizer. Esse mandato atravessou o período entreguerras, a Segunda Guerra Mundial e só teve fim em 1948.

Apelidos para Israel: Rael, Isra, El e Israelzinho.

Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú. Sua importância para o povo cristão e judeu se dá, pois, ao lado do pai e do avô, é visto como um dos patriarcas do povo israelense e um símbolo de confiança e fé em Deus.

Por que Isaac não mudou de nome? Porque quem deu o nome para Isaac foi o próprio Criador. Os outros receberam seus nomes de seus pais.

Esaú e Jacó foram filhos de Isaque, netos de Abraão. A história deles está relata em Gênesis, primeiro livro da bíblia. Antes mesmo de nascerem o Senhor havia dito que o mais velho serviria o mais novo, e que duas nações estavam sendo geradas no ventre de Rebeca, esposa de Isaque e mãe dos meninos.

Os israelitas são a etnia da qual os judeus e samaritanos modernos originalmente traçam sua ancestralidade. [20] Os judeus modernos são nomeados e também descendentes do Reino de Judá, particularmente as tribos de Judá, Benjamim, Simeão e parcialmente de Levi.

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva. Yeoshua - nome traduzido para o português como Josué.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.

Jacó era filho de Isaac (ou Isaque) e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis. Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasceriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó.

Diante da coluna que montou para o Senhor, ele faz uma promessa. Após receber uma mensagem de Deus, Jacó agradece por Sua benção: ele usa a pedra que lhe serviu de cabeceira como coluna e derrama o azeite, seu único bem, para oferecer ao Senhor como prova de sua fé.

Resuma Deuteronômio 31–34 e explique que Moisés deu seus últimos conselhos aos israelitas e abençoou cada tribo. Aconselhou-os a serem fortes e corajosos ao entrarem na terra de Canaã. O Senhor disse a Moisés que, no final, Israel acabaria se afastando de Deus e adoraria outros deuses (ver Deuteronômio 31:16–18).