De quem descende os russos?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O povo russo é de origem eslava e são oriundos da Europa Central, das terras onde nascem os rios Danúbio, Elba e Vístula.

Fundada e dirigida por uma classe nobre de guerreiros viquingues e por seus descendentes, o primeiro Estado eslavo, a Rússia de Kiev, surgiu no século IX e adotou o cristianismo ortodoxo do Império Bizantino em 988, iniciando a síntese das culturas bizantina e eslava, o que acabou por definir a cultura russa.

Os comerciantes e os colonos gregos estabeleceram numerosos assentamentos ao longo da costa norte do mar Negro e na Criméia. Nos primeiros séculos da era cristã, os citas, de origem asiática, foram deslocados pelos godos, povo germânico do qual uma tribo (os ostrogodos) estabeleceu um reino às margens do mar Negro.

Sobre os eslavos
Usa-se o termo eslavos em referência a uma ramificação étnica e linguística de povos indo-europeus que vivem principalmente na Europa central e oriental. Habitavam o território russo e, a partir do começo do século 5, se dispersaram pelo continente europeu.

Os eslavos são um povo originário da Rússia e que se espalhou pelo leste da Europa. Esta denominação veio dos gregos e dos romanos que achavam que todos eles eram iguais entre si.

Quais são os sobrenomes mais comuns na Rússia? R: Os sobrenomes mais comuns na Rússia são Ivanov, Smirnov, Kuznetsov, Popov, Vasiliev, Petrov, Sidorov, Nikolaev, Morozov e Aleksandrov.

Os povos eslavos são classificados geográfica e linguisticamente em eslavos ocidentais (englobando tchecos, eslovacos, morávios, poloneses, silesianos e sórbios), eslavos orientais (englobando bielorrussos, russos e ucranianos) e eslavos do sul (englobando bosníacos, búlgaros, croatas, macedônios, montenegrinos, ...

O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.

Czar (tsar em russo) significa "imperador". Foi o título utilizado pelos soberanos russos, no período de duração do Império Russo, entre 1547 e 1917.

Czarismo foi um sistema político que imperou na Rússia desde 1547 até a revolução de 1917. Czar era o título que se dava ao Imperador Russo. Os czares da dinastia Romanov, que ficaram no poder desde 1613 até 1917, governavam de forma absoluta, na qual o czar se confundia com o Estado.

Rússia = Remadores
Vem do povo Rus', que chegou a comandar um território que ia do Mar Branco ao Mar Negro, até ser desmantelado pelos mongóis no século 13. Os bizantinos chamam a região de Rossiya, terra dos Rus'.

Em regiões próximas do seu espaço, conquistou a Polônia, Ucrânia, Bielorrússia, Finlândia, Moldávia, Países Bálticos, Ásia Central, Sibéria e Moscóvia.

Até 1991, a Ucrânia era uma das 15 repúblicas que formavam a União Soviética (URSS). Com o colapso da URSS, em agosto daquele ano, a Ucrânia tornou-se uma nação independente e estabeleceu laços mais próximos com as potências ocidentais, o que incomodou a Rússia.

Tendo sido um dos povos mais numerosos da Europa na época medieval, os eslavos frequentemente eram aprisionados e escravizados em guerras e invasões pelos bizantinos, tribos germânicas e árabes.

O Paraná é o estado mais eslavo do Brasil e, para fortalecer a internacionalização das pesquisas e o diálogo com as comunidades da região, o Núcleo de Estudos Eslavos (Nees) da Unicentro, realizou o II Fórum de Cultura Eslava, com o tema “Diálogos Multiculturais”.

As comunidades eslavas se estabeleceram no Brasil desde o começo da sua independência e contam atualmente com mais de dois milhões e meio de descendentes e diversas associações, grupos, comunidades e instituições.