De quem depende a sua felicidade?

Perguntado por: idias . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Nossa felicidade depende de nossa força de vontade e determinação, aceitando isso como verdade. A sua felicidade depende de você,pare de colocar essa responsabilidade tão grande nas mãos de outra pessoa,ninguém tem obrigação de te fazer feliz!

Quando a felicidade de alguém depende de uma outra pessoa, é possível que ela seja emocionalmente dependente. Um relacionamento baseado na dependência emocional é nocivo para ambos os envolvidos, ou seja, tanto para o dependente quanto para o alvo.

Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem. Para Epicuro, a felicidade ocorre através da satisfação dos desejos. Para Pirro de Élia, a felicidade acontecia através da tranquilidade.

A principal descoberta depois de todo esse tempo analisando a evolução da vida dessas pessoas foi uma: “Bons relacionamentos nos mantêm felizes e saudáveis.” É isso. Bons relacionamentos são o principal componente da nossa felicidade segundo essa pesquisa.

Segundo Sonja Lyubomirsky, doutora em psicologia e pesquisadora da felicidade, 50% da nossa capacidade para ser felizes é influenciada pela nossa genética, 10% por fatores externos e 40% depende do que pensamos e do que fazemos.

A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, um desejo atendido, ou até mesmo pessoas que são conhecidas por estarem sempre felizes e de bom humor, em que não é necessário nenhum motivo específico para elas estarem em um estado de felicidade.

Atividade física ao ar livre; Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.

Tem a ver com satisfação, contentamento, bem-estar, plenitude. É algo que acontece no mundo interior e diz respeito a um estado profundo de paz, tranquilidade e serenidade. Portanto, é totalmente possível alguém estar com o semblante fechado ao mesmo tempo que degusta uma enorme sensação de felicidade.

O vício em apegado emocional torna a pessoa “grudenta”. Agarra-se às pessoas de uma forma tóxicas. E quando o objeto do apegado não suporta mais o “grude” e se afasta, o apegado sente ter perdido um pedaço enorme de si. Em 1 Samuel 18.1-4 Vemos o apego de Jônatas a Davi.

Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Estado de satisfação que experimentamos pela posse, real ou em esperança, daquilo que amamos. A felicidade completa exclui as dores, as preocupações, o temor. Esta felicidade total não é deste mundo; é a que nos espera na posse de Deus pelo amor quando o veremos “face a face” na vida eterna.

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

O amor é a primeira condição da felicidade do homem.

A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos.

As fontes históricas dividem, assim, em cinco tipos principais: orais, escritas, iconográficas, materiais e arquitetônicas.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido.

"Para ser feliz, a gente precisa de uma proporção de três momentos positivos para um negativo, todos os dias. Ou seja: não se trata de evitar as coisas ruins, elas vão acontecer, querendo ou não. Mas é possível estar preparado para encarar os fatos negativos, como se separar, ficar doente ou ser demitido", explica ele.

Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles.