De quem Davi fugia no Salmo 42?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Salmo 42 - O remanescente judeu fiel, repudiado por seus irmãos apóstatas (Is 66:5), é descrito como o cervo encurralado em um lugar distante das fontes que conhece, e que suspira pelas correntes d'água.

1- Qual é o anseio do salmista? O salmista também tinha o anseio em ver a “fortaleza” e a “glória” de Deus, como ele pode contemplar no santuário (Sl 63.2).

Neste salmo, o salmista que provavelmente seja Davi, faz alusão a presença de Deus em um local físico, o Templo. Mas o salmista está exilado, longe do Templo, como pode então estar na presença de Deus, se está longe fisicamente do Templo ou tabernáculo do Senhor? Pois bem, este era o pensamento do povo antigo.

Assim como a corça procura as águas de um rio para se proteger dos predadores a sua volta, nossa alma deve ansiar pela presença de Deus.

A rebelião de Absalão foi um dos tristes episódios que marcaram a história do rei Davi. Ele conspirou contra o próprio pai e reivindicou o trono de Israel. Como resultado, Davi teve de fugir do próprio filho ao perceber que ele seria capaz de tudo para conseguir alcançar seu objetivo.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”.

Também Davi se angustiou; pois o povo falava em apedrejá-lo, porquanto a alma de todo o povo estava amargurada por causa de seus filhos e de suas filhas.

“Um abismo chama outro abismo” é uma expressão bíblica que significa uma tribulação contínua que se estende de aflição em aflição. Em outras palavras, é uma angústia chamando outra angústia, um problema convocando outro problema, uma inquietação trazendo outra inquietação.

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?

Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

O desejo de Davi de estar com Deus é expresso logo no início do salmo (v. 1a): “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu busco a ti com afinco” ('elohîm 'elî 'attâ 'ashahareka). Essa é uma expressão de desejo de alguém que se vê privado daquilo que anseia, visto que, no v.

Estudiosos da Bíblia acreditam que foi naquela área que Jesus suportou seus exaustivos quarenta dias de tentação no deserto. Foi para aquele “deserto de Judá” que Davi fugiu a fim de escapar da ira assassina de seu filho Absalão e, anterior a isto, de seu amigo e rei, o rei Saul.

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos.

O texto bíblico até menciona os nomes dos filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe (Êxodo 6:24).

A corça é um animal muito veloz que possui habilidade para correr entre as montanhas. Além de sua velocidade, ela aparece nas passagens bíblicas como um animal que busca por água. A Palavra mostra a corça como um animal de referência para aqueles que têm sede de Deus.

O cervo está associado à renovação cíclica e aos renascimentos do Universo, do Sol ou do Homem. O cervo é também aquele que conduz para a luz divina e, por essa razão, um revelador e um mediador entre o Céu e a Terra.

Estudos sobre a fauna animal revelam que a corça tem um olfato tão apurado que consegue sentir a presença de água a quilômetros de distância, mesmo que a água esteja a metros abaixo da superfície.

Por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que, no uso informal, corça é o feminino de veado, mas, num registo mais científico, é o feminino de corço (Capreolus capreolus). Por outro lado, a forma cerva é o feminino de cervo, que designa um animal do género 'Cervus'.

Saul descobre que Deus escolheu Davi para ser rei, então ele começa a persegui-lo. Davi foge e se esconde durante 13 anos.

O texto bíblico é ainda enfático ao dizer que, tomando conhecimento da trama de Absalão para usurpar o trono, Davi fugiu a pé de Jerusalém junto com seus ministros e uma grande multidão de soldados fiéis, além do próprio povo que o seguia. Por três vezes se diz: “a pé” (15.16,17,18) e mais: “pés descalços” (v.