De quem Amon e filho?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Vida. Amom, cujo nome deriva do deus egípcio Amon, nasceu da união entre o seu pai Rei Manassés de Judá e de Mesulemete, filha de Harus de Jotba. Casou com Jedida, filha de Adaías de Bozcate, segundo relatos constantes na Bíblia Hebraica, embora se desconheça a data exata da celebração.

De acordo com o relato bíblico, Gênesis 19:37-38, tanto Ben-Ami (Amom) quanto Moabe nasceram de uma relação incestuosa entre Ló e suas duas filhas no resultado da destruição de Sodoma e Gomorra e a Bíblia refere-se aos amonitas e aos moabitas como os “filhos de Ló”.

Os amonitas eram povos considerados cruéis formado por descendentes de um relacionamento entre Ló e sua filha mais nova. Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje.

Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar.

Amnon é a assassinado a mando de Absalão - RecordTV - R7 Rei Davi.

Sendo igualmente chamado Ammon (venerado na Grécia) ou Amun, entre outros, o seu nome significa o escondido. O nome justificava-se por ser o deus do vento e da atmosfera, sendo omnipresente apesar de invisível.

Ele tem o poder da onipresença
Amon é chamado de “O invisível” e, por isso, entendia-se que poderia estar em toda parte. Os egípcios o associavam também ao vento e ao ar – por isso, ele era entendido com um deus informe (sem forma).

Também chamados de amoritas, amom ou filhos de amom, esses povos eram guerreiros e ficaram conhecidos por terem causado muito sofrimento aos israelitas. Eles criaram uma rivalidade contra eles e usaram a violência para conquistar terras que consideravam serem suas.

Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos, a partir de 641/640 à 610/609 a.C.

Moabe era o filho de Ló fruto de uma relação incestuosa com sua filha mais velha (Gênesis 19:37). Ló, que era sobrinho de Abraão, foi enganado por suas duas filhas que desejavam preservar sua descendência.

Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami. Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos: Civilização Mesopotâmica.

Biografia. Empresário e Ativista Social, Amom atuou e atua como voluntário em diversas instituições, participando dos projetos ligados ao Movimento Wikimedia e integrando a pool de voluntários da UNV (agência da ONU). Amom é também o presidente da Juventude do Podemos no Estado do Amazonas.

Amon foi um dos oito antigos deuses egípcios que formaram o Ogdoad de Hermópolis, ou seja, no mito da Criação dessa região ele era o deus do ar e seu consorte era Ament (Amaunet). É descrito como o criador primitivo nos Textos da Pirâmide, que o descrevem como uma divindade primitiva e um símbolo da força criativa.

Nos escritos rabínicos, Mamon significa tanto o “dinheiro”, em sentido restrito, quanto as “posses”, em sentido amplo. Essas “posses” são tudo aquilo que tem preço ou tudo aquilo que o ser humano possui além do seu corpo e da sua vida (BROWN, 2000.

Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, que se chamava Tamar. Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela. Ele estava tão apaixonado, que até ficou doente. Amnom pensava que era impossível possuir a sua meia-irmã; ela era virgem e por isso não tinha o direito de se encontrar com nenhum homem.

Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino. Diz a Bíblia que “seu coração era cheio de sabedoria”.

Absalão tinha se revoltado contra o seu pai, Davi, e queria tirá-lo do trono, então, se ligou a Aitofel. Houve dois conselhos para Davi e um deles foi: “Fuja de Absalão”. Aitofel se ligou ao filho que conspirou contra o pai, Absalão, que acabou morrendo depois de tanta confusão que causou a Davi e a si mesmo.

Amnom foi o filho primogênito do rei Davi. A história de Amnom na Bíblia ficou conhecida de forma muito negativa. De acordo com o registro bíblico, Amnom se apaixonou e violentou Tamar, sua própria irmã por parte de pai. A mãe de Amnom era a jezreelita chamada Ainoã (2 Samuel 3:2; 1 Crônicas 3:1).

O primeiro filho de Davi com Betsabá morreu por juízo divino, e o príncipe Absalão, um dos filhos de Davi com uma de suas outras esposas, se rebelou contra o pai. Todos esses acontecimentos foram explicados como punição divina pelo adultério e o assassinato de Urias.