De quem a Holanda era colônia?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os britânicos, que ocupavam as “colônias” da Holanda por ocasião das guerras da Revolução e do Império – 1796-1802 e 1804-1816 -, restituem o Suriname à Holanda em 1816, em seguida à Convenção de Londres de 13 de agosto de 1814 e do segundo Tratado de Paris de 20 de novembro de 1815.

É assim, que quase ao mesmo tempo os holandeses irão ocupar os entrepostos lusos no Brasil, São Tomé & Príncipe, Angola, Índia Portuguesa, Sri Lanka, Formosa (Taiwan), Japão e Indonésia.

Os holandeses foram expulsos do Brasil, após revolta dos pernambucanos, por não pagarem os empréstimos concedidos no início da invasão. Aproveitando essa agitação em Pernambuco, Portugal, já independente da Espanha, uniu-se aos colonos brasileiros para expulsar os holandeses.

30 de janeiro de 1648

Holanda se liberta da Espanha ... resultaram em uma revolta contra Filipe II da Espanha. A independência foi declarada, em 26 de julho de 1581, e finalmente reconhecida depois da Guerra dos Oitenta Anos (1568-1648) em 30 de janeiro de 1648.

A oposição aristocrata, inicialmente católica e fiel ao rei, exigia apenas a preservação de seus direitos e privilégios tradicionais. Somente durante a longa guerrilha contra as tropas espanholas cristalizaram-se três tendências: radicalização, confessionalização e regionalização.

Por um ano, os holandeses governaram o Brasil até que foram expulsos em 1625 por uma poderosa esquadra comandada pelo almirante espanhol D. Fradique de Toledo.

Holambra (SP): a capital das flores e uma antiga colônia holandesa. O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil; e foram justamente os imigrantes holandeses os responsáveis pela tradição que fez a cidade ser conhecida como a capital nacional das flores.

A Holanda passa por um período de dominação pela França sob o nome de República Batava, e depois, como Reino da Holanda, governada por Luís Bonaparte, e, finalmente, é anexada pela França.

Habitada por povos celtas desde o século X a.C., a Inglaterra foi colonizada pelos Romanos entre 43 d.C. e princípios do século V.

Um Brasil inteiramente colonizado pela Holanda, então, teria uma distância social ainda maior entre Sul e Norte, e entre os brancos e a maioria da população. Ou seja: o pior do Brasil estaria aqui, mas ao quadrado.

MAS POR QUE MUDOU? O país se denomina oficialmente como Países Baixos, visto que Nederland, na língua neerlandesa, significa "terras baixas". Esse nome tem um motivo intuitivo: o país é localizado geograficamente um pouco abaixo do nível do mar.

Em 26 de julho de 1581, na União de Utrecht, Holanda declarou-se formalmente independente da Espanha. Novas alianças foram realizadas entre províncias holandesas. Eventualmente, em abril e maio de 1945, a Holanda foi libertada pelas tropas canadenses.

A ocupação holandesa no Nordeste estendeu-se de 1630 a 1654 e teve relação com o envolvimento diplomático entre Portugal, Espanha e Países Baixos.

Maurício de Nassau foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pelos holandeses para administrar a região de Pernambuco durante o período que os holandeses dominaram a região.

1654

Em 1654, após muitos confrontos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar os holandeses do ...

A Holanda surgiu como Estado autônomo a partir da unificação de sete províncias que se rebelaram contra o poder espanhol no século XVI. Diante disso, essas províncias passaram a integrar uma federação independente, no ano de 1588.

O conflito era motivado pela busca daqueles por conquistarem sua independência dos Habsburgo, a família real que governava Holanda, Espanha e outros locais da Europa. Assim, percebemos que a Holanda tinha relações boas com Portugal e ruins com a Espanha.

Filipe II da Espanha, neto por linha materna de Manuel I, rei de Portugal até 1521, conseguiu então assumir a coroa portuguesa. O monarca realizou, com isso, uma antiga aspiração de seus antepassados: a formação da União Ibérica. Assim, durante 60 anos, entre 1580 e 1640, o Brasil pertenceu ao maior império do mundo.