De quem a China importa petróleo?

Perguntado por: uassis . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A China é o maior comprador de petróleo da Rússia.

A queda nos embarques para o maior importador de petróleo do mundo, para 512,98 milhões de toneladas (equivalente a 10,26 milhões de barris por dia), ante 542,39 milhões de toneladas em 2020, foi revelada em dados da Administração Geral das Alfândegas Chinesas divulgados nesta sexta-feira.

A Petrobras foi a única empresa brasileira entre os 10 maiores produtores de petróleo e gás do país em maio, segundo o último relatório mensal da agência reguladora ANP. A última vez que isso aconteceu foi em março de 2020.

A província de Shanxi, principal produtora de carvão da China, lidera a revolução energética do país. O gigante asiático consome metade do carvão extraído no mundo.

De onde vem o gás natural importado
No período, os preços subiram 260% e os Estados Unidos, Bolívia, Qatar, Trinidad e Tobago, Nigéria e Reino Unido foram os países que mais venderam GNL para o Brasil.

Qual o país que o Brasil mais importa Gás natural e liquefeito? O país que o Brasil mais importa Gás natural e liquefeito é a Bolívia.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

O petróleo mais leve tem maior concentração de derivados como gasolina, GLP (gás liquefeito de petróleo) e naftas. É o tipo mais valorizado no mercado por produzir a maior proporção de derivados de maior valor agregado.

O boom econômico chinês elevou a renda e a influência global do país. Mas também estimulou a demanda por petróleo e gás importados, o que os líderes chineses veem como fraqueza estratégica. O maior número de automóveis aumentou a poluição nas cidades chinesas.

Petróleo e gás metano
Os recursos petrolíferos em terra da China estão localizados principalmente no Nordeste da China, além das províncias de Sichuan, Gansu, Qinghai, Xinjiang, Shandong e Henan.

Hoje, 75% do petróleo refinado no Brasil vêm do pré-sal, 17% são da Bacia de Campos, mais pesado, e ainda precisamos importar 8% de petróleo leve para conseguir a mistura ideal para o refino, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

A Venezuela é o país líder em reservas de petróleo, com mais de 307 bilhões de barris de petróleo abaixo de sua superfície terrestre.

A Venezuela é dona da maior reserva de petróleo do mundo, com 300 bilhões de barris.

Refinaria de Paulínia

Maior unidade de processamento de petróleo da Petrobras, a Refinaria de Paulínia (Replan) registrou em outubro recorde na produção do diesel S-10. Foram 3,382 milhões barris do combustível, superando a melhor marca anterior, de julho de 2021, com 3,196 milhões de barris.

As empresas petrolíferas na Bolsa
Além da Petrobras, são listadas na Bolsa a 3R Petroleum (RRRP3), a PetroReconcavo (RECV3), a PetroRio (PRIO3), a Enauta (ENAT3) e a Dommo (DMMO3).

Os maiores exportadores são Austrália, Indonésia, Canadá, Estados Unidos e Rússia.

brasileiro

O Brasil é o maior produtor de carvão vegetal do mundo, responsável por 11% de todo carvão vegetal do mundo. Grande parte do carvão vegetal brasileiro é utilizado para a produção de ferro-gusa, uma das principais exportações do país.