De quem a China compra petróleo?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

A Rússia ultrapassou a Arábia Saudita e se tornou a maior fornecedora de petróleo para a China, de acordo com dados do próprio governo chinês.

O boom econômico chinês elevou a renda e a influência global do país. Mas também estimulou a demanda por petróleo e gás importados, o que os líderes chineses veem como fraqueza estratégica. O maior número de automóveis aumentou a poluição nas cidades chinesas.

China

Título: China passa EUA como maior importador de petróleo
No mesmo mês, as importações líquidas de petróleo da China aumentaram para 6,12 milhões de barris/dia, segundo a alfândega chinesa.

Os principais parceiros comerciais da China são os Estados Unidos, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Vietnã, Austrália e Alemanha. O aumento da tensão no relacionamento econômico entre EUA e China elevou as incertezas comerciais desde 2020, visto que os EUA é o maior parceiro comercial da China.

Qual o país que o Brasil mais importa Gás natural e liquefeito? O país que o Brasil mais importa Gás natural e liquefeito é a Bolívia.

O maior gasoduto do mundo, com 8.704 quilómetros, entrou hoje em funcionamento entre Horgos, na fronteira chinesa com o Cazaquistão, e as cidades costeiras de Xangai, Cantão e Hong Kong, anunciou hoje a Companhia Nacional de Petróleo da China (CNPC).

De onde vem o gás natural importado
No período, os preços subiram 260% e os Estados Unidos, Bolívia, Qatar, Trinidad e Tobago, Nigéria e Reino Unido foram os países que mais venderam GNL para o Brasil.

Negociação com Rússia para fornecimento de diesel ao Brasil está avançada, diz Bolsonaro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar nesta quarta-feira (27) que está em negociações avançadas com a Rússia e outros países pelo fornecimento de diesel ao Brasil.

“O Brasil hoje não consegue refinar toda a gasolina que nós precisamos, porque o governo parou [de fazer] refinarias.

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Em 2019, a China emitiu 10,2 bilhões de toneladas de CO2, quase o dobro do emitido pelos Estados Unidos (5,3 bilhões de toneladas), representando quase 28% das emissões globais.

A desvalorização relativa do Real, o certo grau de desenvolvimento da indústria nacional, o mercado consumidor emergente e a escala da economia brasileira na conjuntura regional contribuem para que o interesse da China na América Latina seja direcionado principalmente para o Brasil.

No caso do Brasil, o interesse estratégico chinês de longo prazo concentra-se basicamente em três áreas: energia, agronegócio e infraestrutura.

Aquisição de gasolina venezuelana constitui crime de contrabando. Em seu voto, a relatora, juíza federal convocada Rogéria Castro Debelli, afirma que a importação de gasolina da Venezuela é crime de contrabando, sendo proibida por constituir monopólio da União, nos termos...

1. Estados Unidos. Dentre os maiores produtores de petróleo do mundo, os Estados Unidos ocupam o topo da lista.

Em meados de 2021, as importações atingiram os níveis mais altos em cerca de uma década, e vinham aumentando nos últimos anos, mas o petróleo russo nunca foi significativo no sistema de fornecimento de petróleo dos EUA. A América recebe a maioria de suas importações brutas do Canadá, México e Arábia Saudita.

Resumo: O texto analisa as razões de se importar gás natural boliviano. O emprego do carburante importado foi admitido como uma das formas para neutralizar a crise de energia elétrica que o Brasil vem atravessando desde os anos 1990, cujo ápice se deu com o "apagão" de 2001.

E foi, sobretudo o gás estadunidense, que, em 2022, ajudou a Europa a preencher parte da lacuna deixada pelos cortes de importação do gás russo. Em 2022, os EUA foram o terceiro maior exportador de GNL do mundo, atrás do Catar e Austrália, segundo a consultoria.