Dá para mudar de personalidade?

Perguntado por: ixavier2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Segundo especialistas, a resposta é sim. Todos nós, em algum momento da vida (ou em vários), tivemos a necessidade de classificar a nossa personalidade.

Dicas

  1. Se houver falhas na sua atitude que você gostaria de superar, deixe seu alter ego se esforçar para fazê-lo também.
  2. Faça questão de adicionar defeitos ao seu alter ego.
  3. Tente escrever um livro ou uma história em quadrinhos sobre a vida do seu alter ego.
  4. Seja criativo, mas fiel a si mesmo.
  5. Divirta-se!

Mas traços de personalidade também tendem a mudar um pouco com o passar dos anos. O estudo também determinou quanto tempo leva para o cérebro reconhecer nossa própria identidade pessoal em comparação com as outras: cerca de 250 milissegundos (milésimos de segundo).

Os INTJs tendem a ser solitários e autossuficientes, então estabelecer amizades às vezes pode ser difícil. Como as pessoas com esse tipo de personalidade tendem a pensar muito no futuro, elas podem evitar conhecer outras pessoas porque acreditam que uma amizade de longo prazo não dará certo.

o ISTJ fica descontente e desconfiado com a ênfase exagerada na comunicação, no vestir e no lar.

Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivíduo possivelmente já desenvolveu as estratégias fundamentais para a expressão dos seus impulsos, estratégias essas que estabelecem o núcleo da personalidade.

Dupla personalidade ou TDI (transtorno dissociativo de personalidade) cientificamente falando, é um transtorno psicológico severo que se caracteriza por uma pessoa que apresenta duas ou mais personalidades, tais quais possuem suas próprias memórias, preferências, sentimentos, comportamentos e demais aspectos.

Além de trazer diversão, criar um alter ego pode ter fins terapêuticos extremamente benéficos para a sua saúde. Trata-se de revelar os seus desejos sem estranheza ou culpa, preservando a sua identidade enquanto descobre novas perspectivas e experiências.

Transtorno dissociativo de identidade geralmente ocorre em pessoas que experimentaram trauma ou estresse opressivo durante a infância. As crianças não nascem com um sentido de identidade unificada; ele se desenvolve de várias fontes e experiências.

Ou seja, as pessoas podem estar sempre em processo de amadurecimento e crescimento, as mudanças fazem parte da vida. É possível que algumas pessoas mudem por causa do casamento ou por causa do cônjuge. Isto é natural, qualquer acréscimo em nossa vida pode provocar mudanças.

Essas mudanças de personalidade e de comportamento podem ser causadas por problemas de saúde física ou mental. As pessoas podem ter mais de um tipo de mudança. Por exemplo, pessoas com confusão devido a uma interação medicamentosa às vezes têm alucinações e pessoas com extremos de humor podem ter delírios.

Os ISTPs podem ser indivíduos muito fiéis, generosos e de mente aberta; eles só precisam de um parceiro que possa ver e reconhecer isso, mesmo quando eles estão precisando de algum tempo sozinhos.

INTJs são frequentemente vistos como sérios, mas podem ser muito espirituosos também.

ISTP – Introvertido, Sensorial, Pensador, Perceptivo
Quem pertence ao grupo ISTP costuma ser quieto e observador.

INFP

INFP – romântico
Uma vez que estão em um relacionamento, os INFPs são talvez mais propensos do que qualquer outro tipo a colocar seu outro significativo em um pedestal.