Dá para fazer teste de DNA pelo SUS?

Perguntado por: icunha9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Ficam os hospitais públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde – SUS, obrigados à realização de exames de DNA para a identificação do pai biológico. Art. 3º Terá direito ao exame gratuito aquele que comprovar não ter condições financeiras de arcar com as despesas do exame. Art.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que permite fazer exame de DNA em parentes consanguíneos para comprovar suspeita de paternidade quando o suposto pai biológico estiver morto ou sem paradeiro conhecido. Pelo texto, o juiz convocará para o exame, preferencialmente, os parentes de grau mais próximo.

Pai pode exigir exame de DNA mesmo depois de registrar filho
A decisão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Todas as unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) estão com inscrições abertas para os interessados na realização de perícia de investigação de paternidade (exame de DNA). O serviço é gratuito às pessoas de baixa renda, mediante assinatura de declaração de hipossuficiência.

- Em 2023, Imesc e MP realizarão um mutirão por mês do “Encontre o Seu Pai Aqui” O primeiro do ano será no dia 20 de Janeiro, na sede do Imesc. O exame é totalmente gratuito, sem agendamento prévio, e as famílias serão atendidas por ordem de chegada.

Exame de DNA
Esse exame tem se popularizado cada dia mais e pode ser feito por meio do SUS, desde que se abra um processo investigativo de paternidade junto à justiça.

O resultado do exame é liberado em até 20 dias úteis para trio e duo. Para o exame de reconstrução, em até 30 dias úteis. Não é necessário preparo especial antes da coleta das amostras para o exame de DNA.

Fazer a análise a partir de uma amostra do sangue não seria mais confiável? A resposta é não. Tanto faz se a análise for feita pela saliva ou pelo sangue – o resultado será idêntico, já que o DNA das duas amostras é o mesmo: o seu! O material genético de todas as células do nosso corpo é igual.

Tendo em vista que cada indivíduo possui 50% do seu material genético herdado da mãe e os outros 50% herdados do pai, é possível, por comparação dos perfis genéticos, obter resultados com índice de paternidade superior a 99,99%.

O tipo sanguíneo do filho(a) é uma combinação entre os tipos de sangue do pai e da mãe. Por vezes, esse resultado pode ser o suficiente para determinar quem é o pai.

Caso deseje sigilo, preencher os rótulos apenas como mãe, filho(a) e suposto pai. Usar as escovinhas para obter as células da mucosa bucal de cada pessoa separadamente, seguindo o procedimento indicado abaixo: 1- Abrir a própria boca (ou pedir à criança para abrir a boca).

Se o pai desconfia da paternidade, ele vai contestar o seu pedido e pode solicitar um exame de DNA. Se a criança já estiver registrada no nome dele, o juiz vai fixar a pensão e ele vai ter que pagar.

Diante desta situação, é possível requerer judicialmente a DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE através de uma AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE. Mas, quando envolve o INTERESSE DE UM MENOR DE IDADE, as ficam um pouco mais complicadas.

Fios de cabelo e/ou pêlos sem bulbo capilar só podem ser utilizados em casos de identificação genética pela análise do DNA mitocondrial. Neste caso, fica excluída a possibilidade de realizar investigação de paternidade. Devem ser coletados no mínimo 10 fios. O material deve ser armazenado em um saco plástico limpo.

Análise pela PCR de quarenta (40) locos de microssatélites do DNA, ou mais, para fornecer um resultado com confiabilidade de 99,999999% na inclusão (resultado positivo) e 100% (certeza absoluta) na exclusão (resultado negativo).

Recusa da mãe em fazer exame de DNA do filho gera presunção para negativa de paternidade | Jusbrasil.

Não, a amostra coletada para realizar o exame do DNA é somente sangue.

Orientações necessárias. Para realizar este teste de paternidade o interessado deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para obter as informações necessárias sobre o exame. Por envolver suposto pai falecido, devem ser colhidas amostras de parentes de primeiro grau do suposto pai.

Averiguação de paternidade é o procedimento extrajudicial que permite a identificação do pai da criança que é registrada somente com o nome da mãe.

Atendimento – Para realizar o atendimento nos Cejuscs das Prefeituras-Bairro, é necessário agendamento através dos canais horamarcada.salvador.ba.gov.br, aplicativo Fala Salvador Cidadão ou pelo WhatsApp (71) 98392-3927, com a atendente virtual Jana.

App sensação no Brasil, Like Parent responde se usuário é mais parecido com mãe ou pai. Like Parent é a mais nova febre que tomou conta das redes sociais no Brasil. O aplicativo, gratuito para Android e iOS, permite que você adicione as fotos dos seus pais, junto com uma foto sua e as submeta para análise.